Resenha do livro escola e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro:
Escola e Democracia (Demerval Saviane)

No início do livro Saviani fala a respeito do problema referente ao alto índice de crianças que se encontram marginalizadas das escolas.Discorrendo sobre a marginalidade o autor classifica as teorias educacionais em dois grupos que tentam explicar a marginalidade realizando um paralelo entre educação e sociedade. O primeiro grupo,chamado “Teorias não-críticas”, composto pela Pedagogia tradicional, a Pedagogia nova e a Pedagogia tecnicista, compreende a educação como instrumento de equalização social, ou seja, de superação damarginalidade.
O segundo grupo, chamado “Teorias crítico-reprodutivistas” que abrange a Teoria do Sistema de ensino como violência simbólica, a Teoria da escola como aparelho ideológico do estado e aTeoria da escola dualista, compreende a educação com instrumento de discriminação social, ou seja, como fator de marginalização. Para Saviani, o segundo grupo é composto por teorias críticas, pois buscaentender a educação.
Para as teorias não críticas a marginalidade é considerada um desvio e a educação tem como dever corrigi-lo. Já para o grupo das teorias crítico-reprodutivistas a marginalidadeé um problema social e a educação dispõe de autonomia em relação à sociedade estaria capacitada a intervir de formar eficaz na sociedade, promovendo, dessa forma, a equalização social. Para o autorenquanto as teorias não-críticas pretendem ingenuamente resolver o problema da marginalidade por meio da escola sem jamais conseguir êxito, as teorias crítico-reprodutivistas explicam a razão do supostofracasso.
De acordo com Saviani a tarefa de uma teoria crítica que não seja reprodutivista é superar o poder ilusório, característico das teorias não-críticas e, a impotência, presente nas teoriascrítico-reprodutivistas.
No capítulo sobre a Teoria da curvatura da vara, o autor enfatiza a questão da problemática do ensino desenvolvido no interior da escola de primeiro grau, apresentando três...
tracking img