Teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias administrativas do século XX - princípios e conceitos


A Teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis e proveruma base sólida para se prever eventos futuros. 
(STONER E FREEMAN, 1999, p.22)
Qual a importância de estudar as teorias administrativas?  Segundo Stoner e Freeman (1999, p.22) existem quatro razões para se estudar as Teorias Administrativas:
 
 As Teorias Guiam as decisões da Administração;
O estudo das Teorias nos ajuda a compreenderos processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações;
 
 As Teorias dão forma á nossa visão das organizações
Mostra de onde retiramos algumas dos nossas idéiassobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas;
 
 As Teorias nos conscientizam do ambiente empresarial 
Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme ascircunstâncias vigentes;
 
 As Teorias são uma fonte de novas idéias
Elas dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano, elas podem coexistir conforme a necessidade e apartir delas abrirem novos enfoques.
Didaticamente os estudiosos dividem linearmente as Teorias da Administração, no entanto no dia a dia, fundem-se conforme as necessidades das organizações. Osprincípios fundamentais das Teorias de Taylor,Fayol, Mayo e Weber, da escola Cientifica e Clássica foram e serão sempre os pilares da evolução e do desenvolvimento da ciência da Administração e que têmmotivado e impulsionado os estudos, pesquisas,trabalhos e obras dos seus seguidores até os nossos dias.
As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas.
No inicio doséculo XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava na produção eficiente de bens [...] A...
tracking img