Teoria geral dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-UFFS
Campus de Laranjeiras do Sul
Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial
Lucas Schainhuk
Marcos Genilton Correa
Yogo Kubiak Canquerino

Teoria Geral dos Sistemas

Laranjeiras do sul, 28 de julho de 2010
Sumário
1.Introdução: 3
Teoria Geral do Sistema 4
2.Conceito do Sistema: 4
2.1Conceitos Fundamentais: 4
3.Parâmetros dossistemas: 6
4.Processo entrópico (entropia): 7
4.1Entropia negativa: 8
5.Sistema Homeostático (homeostase): 8
6.Sistemas Abertos: 10
7.Sistemas fechados: 14
8.Sistemas, Subsistema e Supersistema 15
9.Sistemas Organizacionais: 16
10.Sistemas Informacionais: 18
11.Tópicos Especiais: 19
12. Conclusão: 20
13.Referencias Bibliográficas. 21

1. Introdução:

Somente épossível entender as organizações em sua imensa variedade depois de analisar o que elas têm em comum e fundamental. Assim, só após conhecer seus constituintes é que poderemos comparar diferentes organizações e empresas. Vamos examinar o que é fundamental a todas as organizações, para isso utilizaremos a metodologia sistêmica aplicada à Administração, dentro de uma idéia filosófica para a existênciade uma estrutura, para viabilizar uma função.
A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy, tendo alcançado seu auge de divulgação na década de 50. Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicadapela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica. Bertalanffy criticava a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, sociologia, etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas.
A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemasou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. A TGS afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreensão dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suaspartes.

Teoria Geral do Sistema

2. Conceito do Sistema:

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter, se funcionassem independentemente. Qualquer conjuntode partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção. A ciência do século passado adotava a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados. A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensarem sistemas abertos.
Assim, um sistema é uma entidade composta de pelo menos dois elementos e uma relação estabelecida entre cada elemento e pelo menos um dos demais elementos do conjunto. Cada um dos elementos de um sistema é ligado a todos os outros elementos, direta ou indiretamente.
Na década de 1950, Bertalanffy elaborou a Teoria Geral de Sistemas, cujos modelos e princípios gerais semostraram aplicáveis a todas as ciências. Suas obras (artigos e livros) a respeito se iniciaram em 1950 e foram publicadas até 1968. Desde então, sua teoria tem sido largamente utilizada.

2.1 Conceitos Fundamentais:

• Entropia - todo sistema sofre deteriorização;
• Entropia (-) - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias a Entropia;
• Homeostase...
tracking img