Teoria geral do conhecimento pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ODesenvolvimento da Homofobia nas Escolas

A discussão sobre a discriminação de grupos minoritários em escolas, principalmente homossexuais, vem ganhando espaço em pesquisas e projetos depolíticas públicas na área de educação.
Discriminação é uma atitude ou uma ação que objetiva diferenciar, distinguir e em geral, prejudicar um grupo tendo por base idéias preconceituosas. É oque ocorre com alguns alunos por apresentarem comportamento “diferente”, sofrendo humilhações, brincadeiras preconceituosas, piadinhas, agressões físicas, verbais e ‘tecnológica’, considerando queessa atitude, partem freqüentemente dos meninos e rapazes, interferindo negativamente no aprendizado e podendo até levar a evasão escolar.
Segundo a pesquisa “Juventude e Realidade”, realizada em 2004,pela UNESCO em escolas de 14 capitais do Brasil, mostrou que o preconceito nas salas de aula ainda incomoda, já que 25% dos alunos não gostariam de ter um homossexual entre seus colegas de classe.Essa intolerância é enfrentada todos os dias por milhares de alunos e alunas homossexuais da rede de ensino, resultando em violência escolar. “Levava socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e empurrões”O programa de combate á violência e a discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual, “Brasil sem Homofobia” , é resultado de parceria entre o governo federal e a sociedadecivil, organizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, prevendo ações nas áreas da saúde, segurança, trabalho, educação e cidadania. No que se refere à educação, o projeto promove valores derespeito à paz e à não-discriminação por orientação sexual seguindo os seguintes princípios:
1 – Elaborar diretrizes que orientem os Sistemas de Ensino na implementação de ações que comprovemo respeito ao cidadão e à não-discriminação por orientação sexual;
2 – Fomentar e apoiar curso de formação inicial e continuada de professores na área da sexualidade;
3 – Formar...
tracking img