Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.Didática e pedagogia: da teoria de ensino á teoria da formação

A fala dos professores sobre Didática geral e Didática da matemática. “(...) é comum professores falarem em Didática da matemática como sendo sinônimo de metodologia especifica da matemática; Didática Geral como sinônimo de pedogogia; professores falamde materiais didático, mas referem-se também a recursos pedagógicos.”(FRANCO,2010,P.75).
O que o texto pretende? “ Esse texto pretende adentrar um pouco na confluêcia das identidades conceituais entre Didática e pedagogia, considerando para tanto a historicidade de tais conceitos(...)”.(P.76).O desenvolvimento do estudo sobre a epistemologia da interdisciplinaridade. “(...) acomplexidade dos processo formativos e o desenvolvimento de estudos sobre a epistemologia da interdisciplinaridade; da multirreferencialidade, tem proposto um caminho á didática para além do disciplinar ou seja, a organização didática em torno detemas, de problematicas, analisados de forma interdisciplinar,multi ou transdisciplinar(...)”. (P.80).
A pedagogia dentro da mesma lógica da Didática de acordo com as considerações de pesquisadores franceses. “Pesquisadores franceses consideram a pedagogia dentro da mesma lógica da Didática; para eles, ambas se interessampelo processo de ensino na sala de aula, sendo que a didática questiona o ensino e a aquisição dos conhecimentos(...) já a pedagogia considera para seus estudos esse mesmo objeto: o ensino; no entanto seu foco de pesquisa está voltado ás relações entre professor e aluno e a gestão das relações entre alunos.”(P.80).
Otriângulo pedagogico. “(...) ao utilizar a metáfora do triângulo pedagógico, concebe a situação pedagógica como um jogo a três: o professor, o aluno e o sabe.”(P. 07-08).
Ensinar, formar e aprender, (será?). “(...)ensinar: nesse momento; dispensa-se o aluno(será?)e a relaçãopende para o professor e o saber; formar:nesse momento, dispensa-se o saber(será?) e a relação estabelece entre professor e aluno; aprender: dispensa-se o professor (será?) para fortalecer a relação entre aluno e saber.”(P.81).
A dinâmica da relidade educativa: saber, formar e ensinar. “(...) a realidade educativa é mais dinâmica, e assim o saber retorna noformar; o aluno retorna no ensinar e o professor retorna no aprender.”(P.81)
Uma dialética, teoria e prática na mudança educativa. “(...) restaria a importante esfera de reflexão sobre a ação educativa , uma dialética teoria –prática, levando a uma mudança fundamental na intenção educativa , reafirmando Houssaye, que diz quesó será pedogogo aquele que criar um plus na relação teoria-prática..”(P.82).
O que a pedagogia deve produzir? “(...) a pedagogia deve produzir mudanças nas relações de sentidos de uma problemática educacional.”(P.82)
A maneira de conceber ainfância sem métodos e tecnicas. “(...) o pedagogo não inventou métodos e técnicas para lhe dar com as crianças, mas criou uma outra relação, uma outra pespectivas na maneira de conceber a infâcia.”(p.82)
Formas e métodos de alfabetizar adultos. “(...) ele não apenas criou formas e métodos para alfabetizar adultos; mas,mais...
tracking img