Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral de Sistemas
Surgiu da percepção dos cientistas, de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. A partir disso, Ludwig Von Bertalanffylançou em 1937 a Teoria Geral de Sistemas. Essa teoria foi amplamente reconhecida na administração da década de 60. Foi difundida devido a necessidade de síntese e integração das teorias anteriores.Simultaneamente com o desenvolvimento de outras áreas científicas, a Teoria Geral de Sistemas pode ser aplicada na administração. Bertanlanffy defendia que não apenas os aspectos gerais de várias ciênciassão iguais, os aspectos específicos também poderiam ser usados de forma sinérgica pelas outras.
Fazendo uma análise retrospectiva das abordagens anteriores, podemos perceber a referência desta teorianas obras de outros estudiosos. Taylor preconizava a sistematização da seleção dos trabalhadores e das condições de trabalho. Fayol via a administração como a integração de várias tarefas, integradaspara a realização de uma meta em comun. Mayo defendia a empresa como um sistema social, composto por seres humanos. Follet propunha a unidade integrativa e Barnard defendia o equilíbrio entre ascomunicações formal e informal, na empresa e fora dela. 
Pressupostos 
1. Há uma afinidade geral no sentido de integração científica, natural e social. 
2. Tal integração parece se basear numa TeoriaGeral de Sistemas exata nos campos não físicos da ciência. 
3. Desenvolvendo princípios unificadores que atravessam verticalmente o universo das ciências individuais, esta teoria aproxima-nos da metada unidade da ciência. 
4. Isto pode levar a integração, fundamental na educação científica. 
Organismos X Organizações 
Zaccarelli propôs um esquema comparativo entre os organismos vivos eorganizações, envolvendo aspectos relacionados à origem, ciclo de vida, conceito e disfunções. 

Ele conclui que ambos apresentam uma série de aspectos específicos que os diferenciam. A característica...
tracking img