Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral de Sistemas

Passo 1

Tema:
Definição de Dados, Informação, Sistemas e Sistemas da Informação

Dados
Os dados apresentam-se como elementos em sua forma bruta, os quais não podem por si só sustentar a estruturação necessária para tomada de ação. Os dados precisam passar por análise e transformação para se tornarem úteis.
Dados compreendem a classe mais baixa de informação eincluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas, sons, segmentos de vídeo analógicos ou digitais etc.
Em suma, dados são sinais que não foram processados, correlacionados, integrados, avaliados ou interpretados de qualquer forma. Esta classe representa a matéria-prima a ser utilizada na produção de informações.

Informação
A informação é uma ferramenta valiosa paraas organizações tomarem decisões precisas e corretas.
A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, senão o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. A informação também é considerada e utilizada em muitas organizações como um fator estruturante e um instrumento degestão. Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação.
Informação é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas.
A informação auxilia no processo decisório, pois quando devidamente estruturada éde crucial importância para a empresa, associa os diversos subsistemas e capacita a empresa a impetrar seus objetivos.
O valor atribuído pelos gestores às informações depende dos resultados alcançados pela empresa. Os benefícios oferecidos pelas decisões acertadas, baseadas em informações valiosas representam o sucesso da empresa.

Sistemas
Sistema é um conjunto de partes interagentes einterdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. A formação de um sistema se dá pela união de diversas partes interdependentes que conjuntamente visam atingir um objetivo comum.
Sistemas são à disposição das partes de um todo que, de maneira coordenada, formam a estrutura organizada, com a finalidade de executar uma ou mais atividadesou, ainda, um conjunto de eventos que repetem ciclicamente na realização de tarefas predefinidas.

Sistemas de Informação
Os sistemas de informações têm o poder de fornecer soluções para os desafios do dia-a-dia das empresas.
Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas deinformação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.
Os sistemas de informação compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento dos dados e acorrespondente tradução em informações.
Os sistemas de informação são mecanismos de apoio à gestão, desenvolvidos com base na tecnologia de informação e com suporte da informática para atuar como condutores das informações que visam facilitar, agilizar e otimizar o processo decisório nas organizações.
A gestão empresarial precisa cada dia mais do apoio de sistemas, pois estes dão segurança, agilidade eversatilidade para a empresa no momento em que se processam as decisões.
Uma vez tomadas às decisões, elas precisam ser efetivadas. É neste ponto que a organização percebe qualquer retorno da informação produzida. A partir das ações, o processo se reinicia para que novos dados possam ser coletados e seja possível executar uma avaliação das ações implementadas.
O fluxo da informação em uma...
tracking img