Teoria do desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O foco principal do DO está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.
French e Bell definem o DO como “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução deproblemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional – com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal – com a assistência de um consultor facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”. Essadefinição inclui os seguintes significados:
1- Processos de solução de problemas: Referem-se aos métodos por meio dos quais a empresa se defronta com as ameaças e oportunidades no seu ambiente e soluciona impasses.

2- Processos de renovação: São as maneiras pelas quais os gerentes adaptam seus processos de solução de problemas às demandas do ambiente. Um dos objetivos do DO é melhorar osprocessos organizacionais de auto renovação, tornando os gerentes capazes de adaptar e mudar o seu estilo gerencial aos problemas e oportunidades.

3- Administração participativa: Outro objetivo do DO é o compartilhamento da administração com os funcionários. A administração participativa – ou Sistema 4 de Likert – significa que gerentes colocam abaixo a estrutura hierárquica e dão aosfuncionários um papel importante na tomada de decisões. Para obter essa mudança, os gerentes devem conscientemente mudar a cultura organizacional por meio da mudança de atitudes, crenças e atividades de todas as pessoas.

4- Desenvolvimento e fortalecimento (empowerment) de equipes: O DO utiliza equipes com a abordagem participativa. Empowerment significa o fortalecimento das equipes no sentido dedotá-las de liberdade de atuação, de participação nas decisões, plena autonomia no desempenho das tarefas, responsabilidade pela tarefa total e pelos seus resultados. O empowerment faz com que a equipe passe a gerenciar (e não ser gerenciada) as suas atividades e o gerente passa do papel de chefe para o de orientador e estimulador.

5- Pesquisa-ação: O DO utiliza a pesquisa para o diagnóstico e aação da mudança. Com a pesquisa, os agentes de mudanças aprendem sobre os diferentes aspectos das necessidades organizacionais de melhoria e como a organização pode se ajudada a fazer, ela própria, essas melhorias. A pesquisa-ação envolve os seguintes passos:
a) Diagnóstico preliminar do problema.
b) Obtenção de dados para apoio (ou rejeição) do diagnóstico.
c) Retroação de dados aosparticipantes da organização.
d) Exploração dos dados pelos participantes da organização.
e) Planejamento da ação apropriada pelos participantes.
f) Execução da ação apropriada.

a. PRESSUPOSTOS BÁSICOS DO D.O.
Existem pontos de concordância no que se refere aos pressupostos básicos que fundamentam o DO, a saber:
1- Constante e rápida mutação do ambiente. O mundo modernocaracteriza-se por mudanças rápidas, constantes e em uma progressão explosiva. Há mudanças científicas, tecnológicas, econômicas, sociais, políticas etc., que influenciam o desenvolvimento e o êxito das organizações.

2- Necessidade de contínua adaptação. O indivíduo, o grupo, a organização e a comunidade são sistemas dinâmicos e vivos de adaptação, ajustamento e reorganização, como condiçãobásica de sobrevivência em um ambiente em contínua mudança. São sistemas vivos, abertos, que dependem de intercâmbios com o ambiente para sua sobrevivência e desenvolvimento.

3- Interação entre indivíduo e organização. A organização é um sistema social. O DO parte de uma filosofia a cerca do ser humano dotado de aptidões para a produtividade que podem permanecer inativas se o contexto em que...
tracking img