A teoria do desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romagnose Cassange
INTRODUÇÃO................................................................................................................2
DEFINIÇÃO 3
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO 4
CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL 5
CONCEITO DE MUDANÇA 7
CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO 8
FASES DA ORGANIZAÇÃO 9
ESTRUTURA DO D.O. 10
MODELO DE D.O. 14CONCLUSÃO...............................................................................................................15
BIBLIOGRAFIA............................................................................................................16


INTRODUÇÃO
O intuito deste trabalho é abordar a essência do comportamento organizacional, para transmitir nosso entusiasmo nos ambientes socias. Ao nos aprofundarmos no assunto vimos um pouco sobre omesmo a qual, os homens nas antigas teorias eram tratados como máquinas, conforme o tempo às teorias foram se atualizando e os homens conforme o tempo foi taratado com mais respeito e as organizações começaram a ganhar com este processo.
Neste trabalho iremos abordar os tipos de teorias que compõe a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Seu objetivo era analisar vários fatores, como: oambiente, a organização, o homem, proporcionando assim, o Desenvolvimento Organizacional.
Através deste as empresas foram adquirindo o conhecimento e o comportamento de como lídar com pessoas, com ênfase na teoria de Maslow com as necessidades humanas.
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional surgiu em 1962 por trêa rezões distintas:
* Problemas burocráticos
* Conhecimento sistemico daorganização
* A tecnologia

DEFINIÇÃO
A Teoria do desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo esta teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimentoorganizacional. O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão surgindo em uma crescente progressão. O Desenvolvimento Organizacionalvisa à clara percepção do que está ocorrendo nos ambientes interno e externo da organização, a análise e decisão do que precisa ser mudado e a intervenção necessária para provocar a mudança, tornando a organização mais eficaz, perfeitamente adaptável às mudanças e conciliando as necessidades humanas fundamentais com os objetivos e metas da organização. O D.O. exige a participação ativa, aberta enão manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, um profundo respeito pela pessoa humana;•.

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
O conceito de organização para os especialistas em D.O. é tipicamente comportamentalista: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transaçõesplanejadas com o ambiente". Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações. As contribuições de cada participante à organização variam enormemente em função não somente dasdiferenças individuais, mas também do sistema de recompensas e contribuições pela organização.
Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.
Existem diferenças...
tracking img