Teoria do desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia de Tatuí

Gestão Empresarial Processos Gerenciais
Administração Geral
Prof. Sérgio Sbarci

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

1° Semestre Noturno

Grupo:Francine Leopoldino Ramos
Diego da Silva Ribeiro
Raissa Gimena Alfaro
ÂngeloMeire

RESUMO

Teoria do desenvolvimento organizacional, basicamente são as mudanças que ocorreram dentro de uma organização. Segundo esta teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos, para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimentoorganizacional. E com isso unificar homem e ambiente de trabalho a fim de tornar parte um do outro, para que consigam agregar valores e desempenharem um trabalho mais dinâmico e participativo.

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um apanhado, sobre Teoria do Desenvolvimento Organizacional, tendo como referência o livro Teoria geral da administração de Idalberto Chiavenato.
Chiavenato é um dos grandesadministradores e escritores sobre o assunto. Em seu livro, Teoria Geral da Administração ele dedica um capitulo inteiro a Teoria Geral da Administração, desmistificando e agregando conhecimento a este método indispensável nos dias de hoje.
Criado em 1962, por cientistas e pesquisadores o D.O. é um método utilizado para unir o homem a seu trabalho, formando equipes e Gerando valores dentro daética profissional.

O que é Desenvolvimento Organizacional

Em princípio, o D.O. é uma mudança organizacional planejada. O foco principal está em mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho.
A melhor definição para o D.O. é o esforço de longo prazo, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas da renovação organizacional, com assistência de umconsultor-facilitador e a utilização da teoria das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa.

* Processo de soluções de problemas

* Processos de renovação

* Administração participativa

* Desenvolvimento e fortalecimento de equipes

* Pesquisa-ação


Origens do D.O.

A partir da teoria comportamental, um grupo de cientistas e consultores de empresadesenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento e planejada das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional (DO).

A teoria do desenvolvimento organizacional surgiu em 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, com o sentido de facilitar o crescimento, é o desdobramento prático e operacional da TeoriaComportamental, em direção a abordagem sistêmica. Não se trata apenas de uma teoria administrativa, mas sim de um movimento que aproximou vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento, e principalmente a teoria comportamental. A maioria destes autores é construída de consultores que se especializaram em D.O.

As origens do D.O. são atribuídas a fatores como:

A dificuldade deoperacionalizar os conceitos de diversas teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente. O D.O. resultou dos esforços da teoria comportamental para promover a mudança e a flexibilidade organizacional; apenas um treinamento grupal não provoca mudança. É necessário estabelecer um programa coerente de mudança da toda a organização.

Os estudos sobre motivação humana demonstram a...
tracking img