Teoria do desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Desenvolvimento Organizacional

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional surgiu no início dos anos 1960, com autores que deram um desdobramento prático e organizacional às concepções daEscola Behaviorista .A motivação central para esse tipo de abordagem decorreu das dificuldades de operacionalização das concepções das diferentes abordagens existentes até então e dos avan­çosrepresentados pelas teorias de Maslow, McGregor e Herzberg, todas elas relacionadas com a natureza do homem e as motivações para o trabalho.
A realização, no final dos anos 1940, das primeiras pesquisasde laboratório sobre o comportamento de grupos, o treina­mento em sensitividade e a publicação, em 1964, por Leland Bradford e psicólogos do National Training Laboratory, do livro T Group theory andlaboratory methods, constituíram os elementos fundacionais dessa teoria. Essa nova abordagem tem como referencial a análise de quatro dimensões básicas da vida no trabalho: o ambiente, a organização, ogrupo e o indivíduo. O exame da interdependência entre elas permitiria propor mudanças para que as empresas pudessem al­cançar seus objetivos com mais eficácia.

Críticas às estruturas convencionaisOs especialistas do D.O. salientam que as estruturas convencionais de organização não têm condições de estimular a actividade inovadora nem de se adaptarem a circunstâncias em mudança. Asprincipais críticas que fazem às estruturas convencionais de organização são as seguintes:

• O poder da gestão frustra e aliena o empregado.
• A divisão do trabalho e fragmentação de funções impedem ocompromisso emocional do empregado.
• A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização.
• As funçõespermanentes, uma vez designadas, tornam-se fixas e imutáveis

Modelos de D.O.
O D.O. exige alterações estruturais na organização formal e alterações comportamentais, conjuntamente. Dessa forma,...
tracking img