Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agronomia
Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
* Principal
* Minha página
* Membros
* Blogs
* Eventos
* Grupos
* Fotos
* Vídeos
* Fórum
*Bate-papo
* Todas as mensagens do blog
* Meu blog
* Adicionar

CHORUME
* Postado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 novembro 2010 às 13:58
* Exibir blog

Engo. Agro. JOSÉ LUIZ VIANADO COUTO
jviana@openlink.com.br
A figura acima mostra o chorume escorrendo de um lixão e, ao lado, uma tabela com a sua composição química (variável com a idade do aterro). Logo abaixo, mais 3fotos: do armazenamento provisório em tanques cilíndricos; do seu transporte do aterro para uma ETE convencional; e de aeradores de superfície numa estação de tratamento de chorume (ETC). Ao lado, 2esquemas: das 4 fases por que passa o aterro; e as curvas de evolução do pH, da DBO e dos ácidos voláteis.
Chorume, também conhecido como líquido percolado ou lixiviado é uma substância líquida resultantedo processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É escuro, muito poluente (elevadíssima carga de demanda bioquímica deoxigênio ou DBO), viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O chorume é o pior poluente conhecido. Mais até que o vinhoto ou vinhaça (sub-produto da fabricação doálcool da cana-de-açúcar) pois, além da elevadíssima carga orgânica (DBO), contém metais pesados e germes patogênicos. É originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduosorgânicos (umidade dos resíduos sólidos urbanos e pela passagem da água da chuva através dos resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários) e, caso não seja tratado, ele pode atingir lençóisfreáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar...
tracking img