Teoria de erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Física:

Aula 03: Teoria de erros II

Data: 27/08/2012

Aluno : Lucas Barrocal;


Objetivos: Nessa aula, devemos nos familiarizar com os vários tiposde erros (sistemáticos e estatísticos) que podem gerar a incerteza no resultado final de certos experimentos e aprender a lidar com valores médios, desvio padrão e propagação de erros nos cálculos degrandezas.

1. Introdução
Em um laboratório, alguns algarismos duvidosos podem prejudicar uma experiência. Porem, há algumas incertezas que o manipulador pode evitar, como a dilatação de umarégua, a imprecisão de uma balança, a contração de um fluido, dentre outros. Essas são algumas das fontes de erros experimentais que são subdivididas em dois grupos: os erros sistemáticos e os errosestatísticos.
Erros Sistemáticos são aqueles causados por uma série de fatores, classificados como: Instrumentais (devido a defeitos nos instrumentos de medidas); Ambientais (devido a alteraçõesprovocadas pelo ambiente); Observacionais ( devido ao ponto de vista do observador/ paralaxe); Acidentais ( devido a acidentes de calculo ou julgamentos); Grosseiros ( falta de atenção ou de prática dooperador); e Teóricos ( erros devido as fórmulas aproximadas)
Erros estatísticos variam de uma medida para outra, distribuindo-se para mais ou para menos em torno de um valor médio, podendo-se calcularum desvio padrão.

2. Materiais utilizados
Não foram utilizados materiais nesse experimento.

3. Procedimentos experimentais
a) No laboratório, foram feitos cálculos para encontrar ovalor médio e o desvio padrão de certa estatística de medidas. Para se calcular o valor médio de uma grandeza, foi utilizada a fórmula:

Em que:

E para o calculo do desvio padrão, foi passada aformula:

Nessa fórmula, é necessário ter calculado o valor médio da grandeza medida. O desvio padrão representa um intervalo onde o verdadeiro valor pode se encontrar.

b) Na Propagação de...
tracking img