Teoria de bandura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Cognitiva Social De Bandura dentre tantas coisas nos apresenta a questão: Sabemos mesmo o que é Aprendizagem Social?
A expressão aparentemente de fácil compreensão pode nos levar a dois horizontes, uma vez que possui ao menos dois significados. Sendo assim, temos a aprendizagem social que resulta da interação social ou de tudo aquilo que envolva interação social. Más também podesignificar o tipo de aprendizado dentro dos comportamentos que são socialmente esperados e aceitos, dentro de situações em sociedade. Temos também dentro do contexto abordado o produto da aprendizagem social que se trata daquilo “absorvido” como algo socialmente aceitável, dentro de situações existentes na família, por exemplo, e em outras instituições como escolas, igrejas, comunidade, dentro outras. Eesse conhecimento “absorvido” resulta em comportamentos que podem diferir entre as culturas, idade e sexo. Más como crianças e adultos são capazes de aprender comportamentos socialmente apropriados?Chegamos então a teoria da aprendizagem social pela imitação desenvolvida por Albert Bandura,também conhecida como aprendizagem por observação.Essa teoria sofreu influencia da Teoria de Miller e Dollard. Em resumo, a teoria nos diz que o comportamento é resposta de estímulos específicos, como os de ordem biológica, ex; fome, sono, dor. E esses impulsos são ligados a estímulos como: sensação de fome, vontade de dormir, sensação de dor. Se o impulso for reduzido, consequentemente livro-me do estimulo; o que é reforçador e resulta em aprendizagem. Porém, muitos comportamentos humanos não estãovoltados a eliminar ou reduzir estimulação e ai temos um “problema” na teoria proposta. E Bandura modifica a teoria e livra-se do pré-suposto de redução de impulsos e sua teorização inicial baseia-se na Teoria do Condicionamento Operante de B.F Skinner.
O condicionamento operante proporciona aprendizado, más também pode ser uma forma de grande ineficácia. Porque não podemos esperar que umcomportamento desejável houvesse como operante e esperar reforçamento para tudo aquilo que tivermos que aprender. Isso se explica na complexidade de executar determinadas tarefas partindo somente de espontaneidade, embora ninguém seja totalmente “cru” de informações, recordações que facilitem execução de alguma tarefa, ou seja, de alguma maneira sempre existirá algum reforçamento.Não podemos esquecer deque segundo Bandura,muito de nossa aprendizagem envolve modelos,ou seja,aprendemos por observações,imitações.E essa é uma forma de aprendizagem operante.
Ao pensar em modelos temos a imagem de algo que será copiado, seguido, e pode ser um ser humano ou um modelo simbólico. No entanto os modelos não devem ser encarados como uma simples representação de um padrão comportamental e torna-seerrôneo pensar que são perfeitos e que são exemplo de habilidade e competência, pois até mesmo crianças que ainda estão no inicio de sua vivência são capazes de imitar e trocar experiências.Modelos nos mostram que não devemos fazer isso ou aquilo,mas nos apresentam claramente as consequências de determinados atos comportamentais.E ai temos quatro processos ligados a aprendizagem por observação:processode atenção,processo de retenção,processo de reprodução motora e processo motivacional.O processo de atenção como o nome mesmo diz caracteriza-se logicamente atenção, e nos prestamos atenção naquilo que tem valor. Algo que não atribuímos valor, também atribuímos pouca atenção. Além do que temos tendência a prestar mais atenção a comportamentos comuns, cotidianos e não muito claros, que sãodifíceis de desempenhar.Quanto ao processo de retenção vemos que para aprender baseando-se em modelos torna-se necessário prestar atenção e lembrar do que foi observado,isso inclui o envolvimento de representação visual ou verbal para descrevera quilo que foi aprendido.Logo,se eu observo e lembro,caracteriza-se por uma aprendizagem.Com o processo de reprodução motora temos a ação de transformar o que...
tracking img