Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR ALBERT BANDURA SOBRE A TEORIA SOCIAL-COGNITIVA E APONTAMENTOS RELATIVOS AS CONTRIBUIÇÕES DAS CRNÇAS DE AUTO EFICACIA PARA O PROCESSO EDUCATIVO


1 QUEM É ALBERT BANDURA

Albert Bandura nasceu no dia 4 de dezembro de 1925, em Mundare no Canadá.
Seus pais não tiveram nenhuma educação formal, por isso consideravam o conhecimento escolar como valioso.Os anos escolares na educação básica de Albert Bandura foram bastantes precários devido à falta de professores e a escassez de recursos.
Depois de se formar, trabalhou na construção civil no território Yukon, tapando buracos em uma estrada do Alasca. Vendo-se no meio de diversas personalidades curiosas, muitas das quais fugindo dos credores, de pensões e de funcionários da justiça. Nessaépoca, ele começou a refletir sobre a vida cotidiana das pessoas da cidade e desenvolveu um tipo de avaliação para algumas psicopatologias daqueles moradores.
Pouco tempo depois Bandura foi a procura de um ambiente intelectualmente saudável e migrou para o oeste do país onde entrou na Univertsity of British Columbia em Vancouver.
Sua escolha pela Pscicologia ocorreu por acaso, pois, todos osdias ele ia para a universidade com os alunos de medicina e com isso chegava mais cedo. Com o intuito de preencher o seu horário ele se matriculou no curso de Psicologia Introdutória e, pouco tempo depois, ele percebeu que passava muito tempo estudando psicologia e resolveu assumir sua paixão pela área e concentrar todos os esforços na Psicologia onde se formou em 1949.
Logo em seguida Banduradecidiu procurar pós-graduação na universidade de Lowa tornando-se Doutor em Psicologia Clínica em 1952.
Em 1953, começou a lecionar na universidade de Stanford e com a ajuda de um dos seus primeiros alunos formados, Richard Walters, escreveu seu primeiro livro “Adolescent Aggression”, em 1959.
Devido à repercussão de seu livro, Bandura montou e coordenou um programa de pesquisaexperimental, onde, foi estudado os determinantes e os mecanismos da aprendizagem por observação e da modelação social e, seu resultado foi apresentado em seu segundo livro que foi publicado em 1963 com o título “Social Learning and Personality Development”.
Nos anos 60, Bandura lançou um outro programa de pesquisa que teve como finalidade estudar o desenvolvimento das crianças no que se refere àssuas capacidades auto-reguladoras.
Em 1964, Bandura tornou-se professor titular de Stanford.
Durante um ano, 1969/1970, ele foi pesquisador no Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento.
Durante 1976/1977, foi chefe do departamento de Psicologia e, foi no ano de 1977 que Bandura teve duas publicações marcantes em sua carreira. A primeira foi o lançamento do Livro“Teoria da Aprendizagem Social” e a segunda foi o artigo “Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change”.
Na metade da década de 80, Bandura trouxe o que viria ser a Teoria Social Cognitiva. Sobre essa teoria, lançou um livro chamado “Fundamentos Sociais sobre o Pensamento e Ação: Uma Teoria Social Cognitiva”.
Em 1997, Bandura lançou mais um livro chamado “Auto-eficácia: oexercício de controle”.
Com a Teoria Cognitiva Social, Bandura criou uma das poucas grandes teorias que continuam prosperando neste começo do século xxl.
Bandura recebeu inúmeras homenagens e títulos pelas suas produções científicas e com 78 anos, ele ainda continua produzindo cientificamente até os dias de hoje.



2 TEORIA SOCIAL-COGNITIVA E AS CRENÇAS DE AUTO-EFICÁCIA

Atéaproximadamente a década de 80, essa teoria era denominada de Teoria da Aprendizagem Social. Com a evolução de conceitos e pensamentos, ela passou a ser nomeada de Teoria Social-Cognitiva, nome que é utilizado hoje.
Esta teoria começou a ganhar corpo com a finalidade de proporcionar uma caracterização o mais completa e sistemática possível dos fatores, tanto internos quanto externos, que agem...
tracking img