Resumo das teorias de bandura, rogers e kelly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Personalidade
Albert Bandura
Carl Rogers
George Kelly

Resumo das teorias de Bandura, Rogers e Kelly, baseado nas seguintes questões abaixo:
1 – De acordo com cada teoria, explique a abordagem principal, o desenvolvimento teórico e suas características.
2 – Quais as definições sobre a personalidade e como cada teoria considerou as pessoas.

Aprendizagem Social – Albert Bandura- Teoria Social Cognitiva

Desenvolvimento e características principais
Apesar da teoria cognitiva social de Bandura ser uma forma de comportamentalismo menos extrema a abordagem principal ainda permanece comportamentalista. Albert Bandura descobriu também que os grupos desenvolvem níveis coletivos de eficácia que influenciam no desempenho de diversas tarefas. A pesquisa com grupos como equipesde esportes, departamentos corporativos, unidades militares, comunidades de bairro e grupos de ação política mostrou que "quanto mais intensamente percebida a eficácia coletiva, mais elevadas são as aspirações do grupo e maior é a motivação para realizações”.
Bandura desenvolveu um conjunto de experiência para fundamentar sua teoria. Descobriu que a experiência dos outros pode conduzir aaquisição de novos comportamentos. Assim, um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo. Seria através de um processo que o psicólogo designa modelação, que envolve a observação, imitação e integração. A aprendizagem social processa-se através da socialização, que decorre desde o nascimento até à morte do indivíduo.
Definindo a personalidade considerando teoricamenteas pessoas
O comportamento humano é comumente motivado e derivado de várias necessidades, atividades, impulsos e instintos. Na teoria psicodinâmica, por exemplo, o comportamento humano é a manifestação da dinâmica inter-relação das forças internas subjetivas, sendo que a maioria delas operam abaixo dos níveis da consciência. Neste grupo de abordagem teórica, seus estudiosos consideram que asprincipais causas do comportamento são os ativadores (ou condutores) de um indivíduo. Assim, procuram explicações das razões que levam a pessoa a se comportar como tal.
Segundo BANDURA, para analisarmos a força e concisão de uma teoria psicológica, devemos seguir três passos:
1. A teoria deve demonstrar força preditiva;
2. Os métodos empregados pela teoria devem ser capazes de provocarmudanças efetivas no afeto humano, no pensamento e na ação;
3. Deve identificar os determinantes do comportamento humano e os mecanismos de intervenção pelos quais eles produzem seus efeitos.
Para Bandura a maior parte dos comportamentos humanos é aprendida por meio de exemplo, podendo ser intencional ou acidentalmente, considerando também, que o indivíduo é capaz de aprender comportamentosatravés da observação do comportamento de outras pessoas e das suas consequências, o que se designa por aprendizagem vicariante. Bandura verificou que crianças aprendem não apenas o que lhes é dito e que devem fazer, mas principalmente o que vêem ser feitos por outras pessoas.

Carl Rogers – Autorrealização - Abordagem centrada na pessoa.

Desenvolvimento teórico e suas característicasprincipais
Na técnica da terapia centrada na pessoa, Rogers explorou os sentimentos e as atitudes do cliente em relação ao self e às outras pessoas. Ele ouvia sem ideias preconcebidas, tentando entender o mundo experiencial do cliente. Embora considerasse esse tipo de terapia como a única abordagem válida de avaliação da personalidade, mencionou que ela não era infalível. Ao focalizar as experiênciassubjetivas, o terapeuta estuda apenas os eventos que o cliente expressa conscientemente. Experiências que não estão no consciente permanecem ocultas. O perigo em tentar fazer muitas inferências a respeito dessas experiências não conscientes é que as inferências formuladas pelo terapeuta podem representar preferencialmente as suas próprias projeções, e não as experiências reais do cliente. Além...
tracking img