Teoria da equidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O contributo da teoria da equidade de ADAMS
Diferentes teóricos tentaram analisar a noção de equidade. A teoria da dissonância cognitiva de FESTINGER inspirou a teoria de ADAMS, elaborada em 1963.[1] Para ADAMS, existe percepção de uma injustiça cada vez que existe uma desigualdade entre o rácio compensação-retribuição de um indivíduo e o rácio dos outros. A compensação corresponde ao aspectofinanceiro, interesse prestado, assim como o nível de formação e de qualificação. «O sentimento de desigualdade» é fonte de tensão e de reequilíbrio do rácio contribuição-retribuição. Determina uma lógica de proporcionalidade entre esforço e recompensa. A necessidade de equidade leva os indivíduos a procurarem um certo equilíbrio, uma harmonia modificando os seus comportamentos. Cada membro daorganização compara-se aos outros e todo o desequilíbrio não justificado implica uma acção de reajuste.

Para ADAMS, os indivíduos têm necessidade de se sentirem tratados de forma justa e imparcial em relação aos outros, no seu intercâmbio com a organização. A teoria da equidade desenvolvida por ADAMS, teve um eco importante em matéria de psicologia do trabalho. Permite compreender o processo decomparação social no seio da organização. Para ADAMS, o sentimento de equidade é um aspecto fundamental da relação entre o indivíduo e a sua organização. O ser humano tem necessidade de se sentir tratado de forma justa e imparcial. Toda a injustiça arrasta uma acção para restabelecer o equilíbrio. O modelo teórico de Adams dá relevo ao impacto do sentimento de equidade sobre a motivação. A teoria daequidade assenta no princípio que, em toda a relação de troca, o indivíduo procura estabelecer uma relação entre o que dá e o que recebe. «O sentimento de desigualdade» cria uma tensão cuja intensidade é proporcional à importância da desigualdade sentida. A vontade de reduzir esta desigualdade afecta inevitavelmente a motivação.

Para ADAMS, existe uma semelhança entre o processo de troca no quadrodas relações sociais entre os indivíduos e as relações comerciais no quadro das transacções do mercado. As diferentes estratégias de redução da desigualdade variam segundo as circunstâncias. O indivíduo pode ser tentado a aumentar o seu esforço se for inferior às vantagens concedidas ou ao trabalho dos outros; de reduzir o seu esforço, se for superior às vantagens recebidas ou ao trabalho deoutrem; procurar aumentar as suas vantagens se forem inferiores aos esforços que fornece e aos dos outros. Pode igualmente procurar reduzir as suas vantagens se forem superiores às dos outros e ao seu próprio contributo. Enfim, se o sentimento de desigualdade for demasiado forte, ele pode optar por deixar a sua actividade, demitindo-se.

[1] J.S. ADAMS: Inequity in social exchange, New York academicpress, 1965.

In
Xavier Montesserrat, ob citada
JMA at 11:06 PM
0 comments:
Enviar um comentário


Página inicial
Ver a versão da Web
Acerca de mim
JMA
Gondomar, Portugal
Licenciado em Filologia Românica (Universidade do Porto, 1978),Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992). Investigador. Doutor em Educação pela UCP (2009).Professor Convidado da UniversidadeCatólica Portuguesa.
Ver o meu perfil completo

Tag: Teoria da Equidade
Teoria da Equidade
by tigrao on out.22, 2010, under Gestão, Liderança, Motivação
A Teoria da Equidade, (J. Stacy Adams) é uma das várias teorias sobre motivação que coloca a ênfase na percepção pessoal do indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização.
Esta teoria depende da balançaentre o que o trabalhador (desempenho) oferece versus o que a empresa oferece (compensação).
Segundo a teoria, as pessoas sentem-se motivadas sempre que esperam receber da organização uma compensação justa pelos os seus esforços em favor da organização, seja esta compensação de forma monetária, reconhecimento público, promoção, transferências ou outra.
Esta compensação será considerada justa...
tracking img