Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Carlos Drummond de Andrade
Tecnólogo em Redes de Computadores

SNMP

Danilo Mori da Cruz

São Paulo
2011

São Paulo – SP
2011
Faculdade Carlos Drummond de Andrade
Tecnólogo em Redes de Computadores

SNMP

Trabalho de Gerenciamento de Redes Carlos Drummond de Andrade, no curso de Tecnologia em Redes de Computadores, sob a orientação do Professor Marciano

SãoPaulo - SP
2011

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo abordar o surgimento do protocolo SNMP e a tua funcionalidade abordando também algumas versões.

Sumário
1- Introdução 5
1.1 SNMP(Simple Network Management Protocol) 6
1.2 Origem 6
1.3 Como funciona o SNMP 7
1.4 Estações de gerenciamento SNMP 8
2. Aplicações SNMP 10
2.1 Os Padrões do Protocolo SNMP 11
2.2 Padrão de formatode mensagens 11
2.3 Padrão de objetos gerenciados 12
2.4 Padrão de Extensibilidade 13
2.5 ASN.1 13
2.6 A segurança no mundo SNMP 14
3. Versões 15
3.1 RMON (Remote Monitoring) 15
3.2 SNMPv.2 15
3.3 RMON2 16
3.4 SNMPv3 16

1- Introdução
Este trabalho tem como bjetivo caracterizar todos os processos relacionados, dês da criação, origem, funcionalidade, segurança e versõesrelacionadas ao SNMP.

1.1 SNMP(Simple Network Management Protocol)

Protocolo SNMP é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com o SNMP, os administradores podem gerenciar e configurar computadores de rede de um computador localizado centralmente em vez de ter que executar o software de gerenciamento de rede. Também é possível usar o SNMP para monitorar o desempenho da rede,detectar problemas de rede e acompanhar quem usa a rede e como ela é usada.
1.2 Origem
A necessidade de mecanismos de gerenciamento nas redes baseadas em TCP/IP é atendida pelo SNMP (Simple Network Management Protocol) em associação com o esquema de MIB (Management Information Base).
A Internet Activities Board(IAB),o orgão que rege a política da Internet e o protocolo TCP/IP, requisitou umcomitê para rever as opções de gerenciamento de redes. O comitê concluiu que o SNMP deveria ser adotado.Esse protocolo é baseado no Simple Gateway Management Protocol (SGMP) que havia sido desenvolvido para administrar redes regionais.
O comitê também começou a trabalhar em um protocolo futuro chamado de Common Management Information Protocol (CMIP).A idéia em torno do SNMP era de que ele seria umremédio rápido até que o CMIP estivesse pronto para uso.Isso foi em 1988.
Alguns dos objetivos e especificações no projeto do SNMP foram :
* Gerenciamento de rede integrado - A capacidade de gerenciar redes incorporando componentes que venham de uma variedade de fabricantes com uma simples aplicação.
* Interoperabilidade - A capacidade de que um equipamento de um vendedor seja gerenciadopelo equipamento de outro vendedor.
* Padronização - Padrões definem métodos de comunicação e estruturas de dados de forma que redes não similares possam ser integradas com o gerenciamento de rede.
1.3 Como funciona o SNMP
O SNMP foi projetado para ser o mais simples possível,e é baseado em dois elementos : estações de gerenciamento de rede e elementos da rede.
Estações de gerenciamentoda rede - É responsável por rodar aplicações de gerenciamento que monitorem e controlem os elementos da rede.
Elementos da rede - Hubs inteligentes,roteadores e pontes possuem agentes que estão localizados dentro do limites dos elementos.Esses agentes SNMP são responsáveis por realizar as funções que são requisitadas pelas estações de gerenciamento.
SNMP é o meio pelo qual a estação degerenciamento e os elementos de rede se comunicam.É um protocolo simples que permite à um administrador inspecionar ou alterar variáveis em um elemento de rede a partir de uma estação de gerenciamento remota.
A transmissão do SNMP emprega o Universal Datagram Protocol da família TCP/IP para enviar informação.O UDP permite que os agentes SNMP sejam representados por um pacote simples o que faz com...
tracking img