faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



## RESUMO

A contabilidade é uma arte de registrar fatos numéricos para  diversos objetivos, por meio de inventários e documentos eram realizadas as contagens  uma maneira de controlar os bens dos homens. A sociedade pratica a contabilidade há muito tempo, o momento mais lembrado é no ano de 1494, o frei Luca Pacioli (Ilustre Matemático da Época) que escreveu o Tractatus de Computis etScripturis, o Método das Partidas Dobradas é proposto como uma técnica de controle patrimonial, onde a teoria contábil do débito e do crédito deu ênfase a teoria dos números positivos e negativos. A busca pela organização e a padronização da técnica contábil obriga o surgimentos de obras literárias. Dando inicio também as primeiras escolas técnicas. Apesar disso Pacioli não foi o criador do Métododas Partidas Dobradas esse método já era usado na Itália desde o século XIV(14). A grande expansão comercial e industrial foi acompanhada pela Contabilidade com preocupação. Os Nortes Americanos não ficaram de fora focando uma eficiente política econômica com princípios contábeis. A base da Contabilidade no Brasil foi influenciada pelos Italianos dando inicio ao primeiro Código Brasileiro deContabilidade.

1- INTRODUÇAO

A historia da contabilidade já é bem antiga, esta historia começou a partir da necessidade em que produtores rurais, donos de terras e comerciantes tinham em contabilizar seus patrimônios, tanto os que eles perdiam quanto os que ganhavam que hoje em dia conhecemos como “Debito” e “Credito”.
Os comerciantes nos seus atos de troca, compra ou venda mercadorias, já nãoeram mais capazes de memorizar seus bens, foi quando fizeram os primeiros registros, como naquela época não havia o “Credito”, pois todos pagamentos eram efetuados a vista, para que soubessem quem já havia pago ou não, empregavam-se ramos de arvore assinaladas, com a invenção do papel e da pena de escrever pelos Egípcios Antigos tudo se tornou mais fácil, tornando possível que fossem feitosregistros de lançamentos por escrito, o que facilitava na contagem dos bens de consumo e de produção.
Na época dos romanos começou a aprimorar os lançamentos, onde já tinham receita de caixa, mostrando se havia tido lucro ou prejuízo, também traziam lançamentos das despesas, como salários, diversão.

2-FASES DA CONTABILIDADE

A contabilidade se resume em quatro períodos, são eles:
-Contabilidade do mundo antigo.
- Contabilidade do mundo medieval.
- Contabilidade do mundo moderno.
- Contabilidade do mundo cientifico.




Contabilidade do mundo antigo

Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
A contabilidade nesta época já se baseava em patrimônios, que se resumiamem rebanhos, metais e escravos, a forma em que eram feitos os registros era o de efetuar gravações ou outros métodos alternativos, nesta época também já era feito o inventario para controle do patrimônio. Este método de contabilidade se estendeu por vários séculos.
Contabilidade do mundo medieval
Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis etScripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
Na época medieval, especificamente na Itália já se eram feitos estudos de matemática, peso, medidas, câmbio, etc...O que lhes permitiam um conhecimento melhor na parte financeira.
Este foi chamado de “Era Técnica”, devido a grandes invenções que abriam novos horizontes. O aperfeiçoamento e crescimento da contabilidade se da as necessidades geradas pelo capitalismo no sec. XII e XIII, com o aperfeiçoamento e os processos de produção da sociedade capitalista acabaram alterando as relações de trabalho,...
tracking img