Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0

FACULDADE SANTA RITA – FASAR

Manual de normalização da Faculdade Santa Rita – FASAR
Paulo Roberto Antunes Virginia Tostes Vieira

Conselheiro Lafaiete 2010

1

Presidente da Entidade Mantenedora de Ensino Santa Rita – FASAR: Joana d’Arc Pereira Lana

Diretora geral da Faculdade Santa Rita – FASAR: Maria da Paz Fonseca e Costa

Elaboração: Virgínia Tostes Vieira AssessoraAdministrativo-Pedagógica da FASAR Paulo Roberto Antunes Professor titular da FASAR Colaboração: Corpo técnico-administrativo da FASAR

Ficha catalográfica Vieira, Virgínia Tostes Antunes, Paulo Roberto Manual de normalização da Faculdade Santa Rita – FASAR: orientações para apresentação de trabalhos acadêmicos e técnico-científicos – padrão da FASAR. / Organizado por Virgínia Tostes Vieira ePaulo Roberto Antunes. Conselheiro Lafaiete, 2009. 84 p.

1. Projeto de Pesquisa para cursos de graduação e especialização latu sensu – Preparação. 2. Trabalhos científicos – Preparação. 3. Citações – Normas. 4.

Referências – Normas. I. Vieira, Virgínia Tostes. II. Títulos.

Informação bibliográfica deste manual, conforme a NBR 6023:2202 da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT)

VIEIRA, Virgínia Tostes; ANTUNES, Paulo Roberto (orgs.). MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICO-TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA FACULDADE SANTA RITA – padrão FASAR. Conselheiro Lafaiete: Faculdade Santa Rita, 2009. 84 p.

2

APRESENTAÇÃO

A pesquisa científica é uma atividade humana cujo propósito é descobrir respostas para as indagações ou questões significativas que sãopropostas em âmbito acadêmico. O investigador deve utilizar-se de métodos, técnicas e outros procedimentos a fim de obter resultados pertinentes aos seus questionamentos.

Sabe-se que a pesquisa científica atua como fator preponderante ao processo de ensino-aprendizagem. As informações de cunho científico chegam constantemente no decorrer dos dias. Os estudiosos, muitas vezes, não conseguem obter ouencontrar todas as informações pertinentes à sua área de pesquisa.

Na verdade, hoje em dia, é crescente o número de pesquisadores que se preocupam com as questões da ciência e suas profundas repercussões na vida da humanidade. Assim a questão do método científico, suas possibilidades e limites adquirem relevância no contexto desse questionamento. estudo da Metodologia Científica. Daí aimportância do

Quando se tem o estudo devidamente estruturado e chega o momento de colocá-lo no papel em toda sua expressão escrita, é necessário encontrar uma norma única adotada pelas academias, de modo que todos possam ler e escrever de acordo com os mesmos critérios.

Portanto este manual tem o intuito de poder orientar a utilização das normas técnicas de apresentação de trabalhosacadêmico/técnico/científicos de modo a atender as necessidades de alunos e professores pesquisadores no que diz respeito à elaboração, desenvolvimento e normatização de trabalhos de cunho científico. A normatização apresentada neste manual tem como base as Normas de Documentação e Informação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Assim espera-se contribuir para o processo depesquisa da Faculdade Santa Rita – FASAR e sua divulgação em âmbito nacional.

3

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................................... 7 2 DEFINIÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO-TÉCNICO-CIENTÍFICO: 8
2.1 Definição de relatório técnico-científico de acordo com as normas da ABNT ....... 8 2.2 Definição de projeto de pesquisa para trabalhos de cunhocientífico para cursos de graduação e pós-graduação latu-sensu ................................................................. 8 2.2.1 Estrutura ............................................................................................................. 9 2.2.1.1 Elementos pré-textuais .................................................................................. 10 2.2.1.1.1 Capa...
tracking img