Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 [pic]




Profa. Odiléa Monteiro de Carvalho.
Disciplina: Introdução à Administração

3


4 CAPÍTULO 8


ABORDAGEM DA TEORIA GERAL DE SISTEMAS

A Teoria de Sistema é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (GTS). A abordagem sistêmica chegou a TGA a partir da década de 1960 e tornou-se parte integrante dela.
Em termos amplos, existem três aspectos principais da TGS. O primeiro é aciência de sistema – a exploração científica dos todos e da totalidade. O segundo é a tecnologia de sistema – técnicas, modelos e abordagens matemáticas de engenharia de sistemas. Em terceiro lugar vem o aspecto filosofia de sistema – a reorganização do pensamento e visão do mundo considerando a introdução do sistema como um novo paradigma científico ou modelo ideal, em contraste com a visão dasciências clássica que é analítica, mecanística e linear-casual.

8.1. ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS

A solução de problemas atualmente exige um amplo enfoque para um sistema, mais do que a obsessão de aprofundamento do problema particular em questão. Isto significa olhar o problema sob uma perspectiva mais ampla, ou seja, sob um ponto de vista de sistema, um ponto de vista holístico. A visão doproblema como um todo é denominado visão de sistema ou abordagem de sistemas. A falha dessa maneira de analisar os problemas pode ser catastrófica.
A TGS surgiu com os resultados do biólogo alemão Lugwig Von Bertalanffy que conduziu seus estudos de sistemas gerais pensando no metabolismo, estados estáveis, crescimento e sistemas abertos, por meio de conceitos encontrados na química-física,cinemática e termodinâmica, e a Teoria geral dos Sistemas começou a se desenvolver.
Muitos subsistemas, subconceitos e ferramentas estão identificados e disponíveis, mas a TGS ainda está pesquisando umas bases teóricas primordial dominantes.
O pensamento de sistemas é importante na psicologia, sociologia, economia e cibernética, bem como em muitas das ciências físicas. A aplicação da TGSàs organizações é denominada Teoria de Sistema. Cada uma das disciplinas cientificas desenvolvidas após a II Guerra Mundial, apresentava uma visão particularizada, ou melhor descrevendo, atomística, mecanizada. Estava começando uma mudança de concepção dos aspectos organizacionais, uma visão atomística para a visão holística.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas,mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da TGS são:
• Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais;
• Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas;
• A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, comoas ciências sociais.
• A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, viando ao objetivo da unidade da ciência.
• A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.


8.2 HIERARQUIA DOS SISTEMAS
Em 1956, o economista Kenneth Boulding, escreveu um artigo em que descrevem anatureza geral, o propósito e as necessidades para uma abordagem de sistemas, de todos os fenômenos científicos. Boulding cuidadosamente destacou que o propósito de TGS não era estabelecer uma simples, autocontida, teoria geral sobre praticamente todas as coisas, que pudesse substituir teorias específicas de disciplinas particulares.
Boulding passou a descrever uma hierarquia de sistemas,indo do mais simples ao mais complexo, classificados em nove níveis de sistemas, como mostrados a seguir:
1. Sistemas de estrutura estática – os de níveis mais básicos, também chamados de níveis de armação (estruturação), como a anatomia do universo;
2. Sistemas dinâmicos simples – aqueles que já incorporam necessariamente movimentos predeterminados (como os mecanismos de relógios);
3. Sistemas...
tracking img