Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE
Laurente International Universities
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA E MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO


MANAUS - AM
2012
GLEDISON RODRIGUES

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA E MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO

Trabalho de Graduação do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, como pré- requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Fundamentos de Administração, sobre a orientação da professora Otamires.

MANAUS - AM
2012
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. A abordagem estruturalista é um movimento que provocou o surgimento da sociologia das organizações e que iriacriticar e reorientar os caminhos da teoria administrativa.
A Teoria da Burocracia surgiu quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas disputavam entre si o espaço na teoria administrativa e apresentavam sinais de obsolescência e exaustão para sua época. A burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da Revolução Industrial, embora tenha raízes na Antiguidadehistórica, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com a maior eficiência possível.
Weber estudou as organizações sob um ponto de vista estruturalista, preocupando-se com a sua racionalidade, isto é, com a relação entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcançados. A organização por excelência, para Weber, é a burocracia.
Com oaparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa – até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização – ganhou uma nova dimensão por meio da abordagem estruturalista: além do enfoque interorganizacional, surgiu o enfoque interorganizacional. A partir daqui, a abordagem estruturalista se impõe definitivamente sobre a Abordagem Clássicae a Abordagem das Relações Humanas.
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
Origens da Teoria da Burocracia
Os aspectos que levaram a Teoria da Burocracia a se desenvolver na Administração foram os seguintes:
a) Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas;
b) A necessidade de um modelo organizacional racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas,aplicável a todas as formas de administração;
c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos.
d) O ressurgimento da Sociologia da Burocracia que propõe um modelo de organização e as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática.
Origens da Burocracia
A burocracia teve origem nas mudanças religiosas ocorridas após oRenascimento. Weber salienta que o sistema moderno de produção se originou de um novo conjunto de normas sociais e morais, às quais denominou “ética protestante”: o trabalho duro e árduo é como dádiva de Deus, a poupança e o ascetismo que proporcionaram a reaplicação das rendas excedentes, em vez do seu dispêndio e consumo em símbolos materiais e improdutivos de vaidade e prestígio.
Verificou-se queo capitalismo, a burocracia (como forma de organização) e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas nos países protestantes e não em países católicos.
As semelhanças entre o protestante e o comportamento capitalista são impressionantes. Essas três formas de racionalidade se apoiaram mutuamente nas mudanças religiosas.Tipos de Sociedade
Weber distingue três tipos de sociedade: a tradicional - caracterizadas por sociedades patriarcais e patrimonialistas, como famílias, clãs, sociedades medievais, etc.; a carismática caracterizadas em sociedades místicas, arbitrárias e personalísticas, como em grupos revolucionários, partidos políticos, nas nações em revolução, etc., por fim a burocrática também chamada de...
tracking img