Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações: edição compacta/ 3.ed ver. E atualizada – Rio de Janeiro: Elsiever, 2004 – 9 Reimpressões.

TEORIA DA BUROCRACIA

A teoria da burocracia surgiu por volta da década de 1940, quando a teoria clássica e a teoria das relações humanas disputavam entre si o espaço nateoria administrativa e apresentavam sinais de decadência e exaustão para sua época.
As origens da burocracia remontam à antiguidade histórica. A burocracia, o capitalismo e a ciência moderna constituem as três formas de racionalidade a partir das mudanças religiosas.
As características da burocracia são: caráter legal, formal e racional, impessoalidade, hierarquia, rotinas e procedimentospadronizados, competência técnica e meritocracia, especialização, profissionalização e completa previsibilidade do funcionamento.

ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA

Os principais fatores para o surgimento da teoria da burocracia, se desenvolveu em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas as teorias mostram uma abordagemincompleta da organização, gerando a necessidade de um enfoque maior a organização.
A necessidade de um modelo de organização racional, capaz de englobar todas as variáveis envolvidas.
O crescente tamanho e complexidade das empresas, O grande crescimento das empresas na época exigiam um nível maior de organização, uma organização bem definida, que as outras teorias anteriores não atendiam.ORIGENS DA BUROCRACIA

A origem da burocracia se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos(fins) a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance desses objetivos.

Tipos de Sociedade segundo Weber.

Sociedade Tradicional, onde predominava características patriarcas e patrimonialistas, como o clã, a sociedade medieval e etc.
Sociedade Carismática, Onde predominavacaracterísticas místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução e etc.
Sociedade Legal, Racional ou Burocrática, onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados
modernos e etc.

TIPOS DE AUTORIDADE

Weber definia que cada sociedade corresponde aum tipo de autoridade, segundo Weber autoridade significa a probabilidade de que um comando seja obedecido.
Weber aponta três tipos de Autoridade Legítima, Autoridade Tradicional, Autoridade Carismática, e Autoridade Racional, Legal ou Burocrática.

Autoridade Tradicional; Ocorre quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificativa, porque essa sempre foi a maneira pelaqual as coisas foram feitas, O domínio patriarcal da família, do chefe do clã, o despotismo real representam apenas o tipo mais puro de autoridade tradicional.
Autoridade Carismática; Ocorre quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificativas, por causa da influência da personalidade e liderança do superior a qual se identificam; alguns exemplos de lideres carismáticosforam Hitler e Kennedy.
Autoridade Legal, Racional ou Burocrática; Ocorre quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificativas, porque concordam com certos preceitos ou normas consideram legítimas e dos quais se deriva o comando, ou seja o povo obedece as leis porque acredita que elas são decretadas por um procedimento escolhido pelos governos e governantes.

TIPOLOGIA DESOCIEDADE E TIPOLOGIA DE AUTORIDADE SEGUNDO WEBER

Tipos de Sociedade | Características | Exemplos | Tipos de Autoridade | Características | Legitimação | Aparato administrativo |
Tradicional | Patriarcal e Pratimonialista, Conservantismo. | Clã, Tribo, Família, Sociedade Medieval. | Tradicional | Não é Racional. Baseada no Senhor. | Tradição, Hábito usos e Costumes. | Forma patrimonial e...
tracking img