Questionamentos referentes ao texto “caso nike” e referente ao caso “estratégia de marketing das empresas calçadistas”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ARTE E DESIGN

CURSO SUPERIOR DESIGN DE MODA
FREDERICO DE PAULA
GABRIEL MORGADO











Questionamentos referentes ao texto “Caso Nike” e referente ao caso “Estratégia de Marketing das empresas calçadistas”











Trabalho apresentado como avaliação parcial na disciplina Pesquisa Mercadológica.


Orientador: Prof. Ms. Rodrigo BessaDIVINÓPOLIS
2012

a)Qual o negócio da Nike(sentido Amplo)?

Em sentido amplo, o negócio da Nike é voltado para o mercado de produtos esportivos.


b)Qual a missão da empresa?

Ela tem a missão de conquistar o mercado de produtos esportivos, alcançando o status de maior marca em termos de conhecimento e confiança em todo o mundo neste segmento.

c)Qual a visão defuturo da Nike?

A empresa tem uma perspectiva de elevação dos níveis de tecnologia relativos à industria da moda em geral, embora vislumbre a possibilidade de crises financeiras globais no futuro.

d)Quais os princípios e valores?

Princípios – Promoção do novo, do futuro, inspirando atletas a se comprometerem cada vez mais com a atividade física, tendo resultado ainda melhores com autilização de seus produtos. Incentivo a todos que tem um corpo a serem atletas por natureza.

Valores – Liderança, competitividade, inovação, superação.

e)Identifique 1 ponto forte e 1 ponto fraco a serem priorizados no planejamento estratégico.

Um dos pontos fortes a sua preocupação com o futuro e a constante preocupação com a identidade da marca, que já é uma das mais conhecidas doplaneta.

O ponto fraco seria a falta de investimentos em outras áreas de equipamentos e vestuário esportivo, uma vez que está focada com maior intensidade nos calçados, limitando a agregação de valores.

f)Cite 2 cenários futuros(prospecção do ambiente) que estarão presentes no ambiente externo da empresa e que poderão prejudica-la ou beneficiá-la na realização de seus negócios.

Vaibeneficiar os negócios o constante desenvolvimento de novas tecnologias, que aumentarão o nível de qualidade, conforto e durabilidade dos produtos na indústria da moda.e novas crises financeiras globais.

Outro cenário é a crise do capitalismo, no que se refere às crises das grandes economias. Será um desafio futuro se manter no mercado, sem deixar que a economia comprometa a produção de forma direta.g)Construa a matriz SWOT, sabendo que o posicionamento estratégico da mesma é definido pela estratégia de “Joinventure”.





























1: Compare as estratégias de lançamento das quatro marcas: Nike, Adidas, Reebok e Olympikus e que modelos de previsão de venda deveriam adotar.

Ambos os lançamentos estão associados a ícones de desejo de consumocomo o automobilismo, a tecnologia e o esporte, tudo isso sem deixar de lado o conforto e a durabilidade de seus produtos. As marcas deveria adotar um modelo de previsão de vendas pautado em pesquisa de mercado, para detectar o ponto crucial onde deve o marketing deve atacar para conquistar o consumidor.

2: De que maneira a Olympikus deveria conduzir sua ação estratégica para ser a marcapreferida no Brasil e nos principais países do mundo.

Olympikus já carrega o status de ser a marca número 1 no mercado brasileiro, e aos poucos vem conquistando outros países, como relatado no case sugerido. A projeção da marca além fronteira será viabilizada a partir de parcerias com distribuidoras, agências e importadoras com sede em países que se mostrassem parceiros.

Serias um projeto a longoprazo, para conquista de mercado, uma campanha que mostrasse que Olympikus já está nos pés dos brasileiros, associando à ascensão da economia, do sucesso dos atletas do vôlei e do futebol, por exemplo.

3: Qual é o segredo da marca Nike?

O segredo é o investimento ilimitado em pesquisas que registram o desejo do consumidor, seus anseios e expectativas para com seus produtos. Ao mesmo tempo,...
tracking img