Qualidade de vida no trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de Vida no Trabalho





















INTRODUÇÃO



O objetivo desta pesquisa é relatar sobre a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, hoje em dia há uma grande preocupação com a qualidade de vida, pois a sociedade vem buscando cada vez mais a preservação da integridade.
Historicamente a Qualidade de Vida no Trabalho - QVT, está mais associadas a questõesde saúde e segurança do trabalho, atualmente o conceito de QVT, envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os psicológicos do local de trabalho.
O termo Qualidade de Vida no Trabalho – QVT foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, o conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dostrabalhadores no desempenho de suas tarefas. (citado por Chiavenato, 1999, pag.391).
A Qualidade de Vida no Trabalho é a capacidade de administrar o conjunto de ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhoria e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho e construída na cultura organizacional com prioridade absoluta para o bem estar das pessoas daorganização. (FRANÇA, 2007, p.167.).
Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações. (www.rhportal.com.br)





















1. Desenvolvimento da Qualidade de Vida no Trabalho


A qualidade de vida no trabalho é um assunto atual e merecetoda atenção.
A falta de reconhecimento no trabalho tem múltiplas faces nas organizações.
Todas as organizações devem ser administradas visando o sucesso, mas também à satisfação das pessoas que fazem o trabalho, proporcionando um ambiente favorável ao bem estar de todos.


O tratamento dado aos funcionários é um elemento fundamental em qualquer comprometimento com aética no trabalho e a responsabilidade social da organização.
Hoje em dia as empresas se preocupam mais com a satisfação de seus empregados e buscam implantar programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, visando o envolvimento de pessoas de todos os níveis de responsabilidade na tomada de decisão; na redefinição de serviços, sistemas e estruturas para dar às pessoas mais liberdade notrabalho; criando sistemas de premiação que sejam justos, relevantes e contingentes ao desempenho no trabalho; e poder de ação – tornar o ambiente mais agradável e capaz de atender as necessidades individuais.
O trabalho é um modo privilegiado de deixar a marca pessoal naquilo que se faz com zelo, arte e afeição. Mas, o investimento na Qualidade de Vida nos ambientes de trabalho só secompleta e assume significado pessoal pleno se ele vem acompanhado do reconhecimento sócioprofissional. É nele que mora um dos motores da motivação para o trabalho.
A implementação de um programa de qualidade de vida no trabalho precisa atuar nas causas reais dos problemas.
Segundo CHIAVENATO (199), a QVT envolve uma constelação de fatores:
1- Satisfação com o trabalhoexecutado;
2- As possibilidades de futuro na organização;
3- O reconhecimento pelos resultados alcançados;
4- O salário percebido;
5- Os benefícios auferidos;
6- O relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
7- O ambiente psicológico e físico de trabalho;
8- A liberdade e responsabilidade de decidir;
9- Aspossibilidades de participar.

2. MODELOS DE QVT
A Qualidade de Vida no Trabalho não é determinada apenas pelas características individuais como, necessidades, valores e expectativas, ou situacionais, estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas, políticas internas, mas sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais. (citado por...
tracking img