Teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA BUROCRACIA
Aplicações e Desvantagens
A Burocracia é visualizada pelo povo como uma empresa onde as soluções são pouco eficientes, já para Max Weber é totalmente ao contrário, burocracia é a organização eficiente e é considerada a como um tipo de poder para estudar a sociedade.
Baseada em uma espécie de legislação própria, a burocracia procura cobrir todas as áreas da organização esua regras e decisões são formuladas e registradas por escrito. Este procedimento é feito para proporcionar comprovação e documentação adequada. É também uma organização que se caracteriza pela divisão do trabalho tentando assim atingir a eficiência da organização. Neste sistema cada participante tem a sua função e sua responsabilidade, considerando assim as pessoas como ocupantes de cargos efunções.
Na Burocracia também é estabelecida a Lei da Hierarquia, ou seja, cargos inferiores ficam sob controle dos cargos e postos superiores, que impõe regras e normas para o desempenho dos mesmos. Cada pessoa é escolhida para cada cargo baseada em suas competências e não por preferencias pessoais.
Existem também na Burocracia as suas consequências imprevistas chamadas também de disfunções oudesvantagens. São elas:
INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REGRAS E EXAGERO APEGO AOS REGULAMENTOS: Onde as normas e os regulamentos passam a se transformar em objetivos esquecendo a flexibilidade de qualquer atividade racional;
EXCESSO DE FORMALISMO E DE PAPELORIO: Documentar comunicações da Burocracia para que tudo possa ser testemunhado por escrito;
RESISTÊNCIA A MUDANÇAS: O funcionário da Burocracia estáacostumado a seguir regras e se sentem seguras e tranquilas. Quando surge alguma mudança, o funcionário se sente inseguro e acaba resistindo a essa mudança;
DESPERSONALIZAÇÃO DO REGULAMENTO: As pessoas passam a possuir caráter impessoal, pois passam a conhecer seus colegas não pelos seus devidos nomes, mas sim pelo cargo que eles ocupam;
CATEGORIZAÇÃO COMO BASE DO PROCESSO DECISORIAL: Existe umarígida hierarquia dentro da Burocracia. As decisões são tomadas pelas pessoas que tem o mais alto nível na hierarquia, mesmo não tendo conhecimento algum do assunto a ser resolvido.
SUPERCONFORMIDADE ÀS ROTINAS E PROCEDIMENTOS: A Burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, que se tornam sagradas para os funcionários. Eles passam a trabalhar em função de regras e não mais para objetivosorganizacionais, com isso perde a flexibilidade, iniciativa, criatividade e renovação.
EXIBIÇÃO DE SINAIS DE AUTORIDADE: Como a Burocracia enfatiza a hierarquia tem como sistema identificar aos olhos quais as pessoas que possuem mais poder, como por exemplo, a localização da sala e o uniforme.
DIFICULDADE NO ATENDIMENTO A CLIENTES E CONFLITOS COM O PUBLICO: Os funcionários trabalham voltados ao interiorda organização e isso leva a conflitos com os clientes. Os clientes necessitam de atendimento personalizado, mas na Burocracia os funcionários atendem os clientes num padrão, fazendo com que os clientes fiquem insatisfeitos com os serviços e fazem pressões com isso, ameaçando assim a sua segurança. Daí a tendência a defesa contra pressões externas à burocracia.
Com essas disfunções, a Burocraciase fecha ao cliente que é seu objetivo maior e impede a inovação e a criatividade. A causa dessas disfunções é pelo fato de que a Burocracia não leva em conta a organização informal que existe em qualquer tipo de organização e nem se preocupa com as diferenças individuais entre as pessoas que varia o desempenho das atividades organizacionais. Com toda essa exigência de controle das atividades éque surgem as consequências imprevistas da Burocracia.

TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria de Sistemas foi criada nos anos 30 por um biólogo chamado Ludwig von Bertalanffy, para tentar responder a complexidade dos organismos vivos. Na década de 60 a Teoria Geral de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no vácuo ou é autônoma no seu funcionamento.
A Teoria de Sistemas não...
tracking img