Teoria administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencial Teórico
Teoria comportamental
A teoria comportamental (ou Behaviorismo) tem seu inicio com Herbert Alexandre Simon. Esta teoria trouxe uma nova concepção dentro da teoria administrativa: abordagens das ciências do comportamento, o abordagens das posições normativas e prescritivas as teorias anteriores e a ênfase continua permanecendo nas pessoas, mas dentro do contextoorganizacional.
Motivação
O comportamento é sempre motivado por uma causa interna ao próprio individuo (motivos internos). O alguma coisa externa, do ambiente(motivo externos).motivação é sinônimo da relação de causa efeitos no comportamento das pessoas.
Teoria das necessidades humanas
Maslow é o autor da teoria mas conhecida que se baseia nas necessidades humanas ele desenvolveu cinco grupos dehierarquia mas complexa:
1-necessidades fisiológicas: alimento, abrigo, repouso, sexo etc..
2-necessidades de segurança: proteção contra ameaça, como as perda do emprego e risco da integridade física e à sobrevivência.
3-necessidades sociais: amizade, afeto, interação, e aceitação.
4-necessidades de estima: necessidade de auto-estima e estima por parte de outros.
5-necessidades de auto-realização:utilizações de padrões e habilidades, auto-desenvolvimento e realização pessoal.

Frustração
A frustração que decorre da necessidade insatisfeita, ou da decepção de falta de equidade gera outras manifestações no comportamento humano. Uma necessidade insatisfeita, cada vez mas intensa, produz crescente sentimento de frustração e ansiedade.
As conseqüências da frustração são: comportamento defuga, compensação agressão ou deslocamento.
- Compensação
Consiste em busca uma forma alternativa de satisfação de uma necessidade ou buscar uma forma alternativa.
- Resignação
A resignação consiste em entrega-se a um estado de desanimo ou passividade.
- Agressão
A agressão compreende ataques físicos ou verbas, associados a sentimentos de ira e hostilidade.
Substituição ou deslocamento
Quandonão é possível descarregar a agressão contra outro objeto ou pessoa que a provocou, o individuo substitui a agressão em outra pessoa ou em outro determinada situação.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Esta teoria foi formulada para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:
Fatores higiênicos–ou fatores extrínseco – estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrigam as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salários, benefícios sociais, tipo de chefia, ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambiente de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre aempresa e os funcionários,regulamentos internos etc. as pesquisas de Herzberg mostra que quando os fatores higiênicos são ótimos eles apenas evita a insatisfação dos empregados, quando elevado a insatisfação, não conseguem sustentá-la por muito tempo e os fatores higiênicos precária, eles provocam insatisfação dos empregados. Por causa dessa influência mas voltada para a insatisfação que Herzbergchama-os de fatores higiênicos pois eles apenas evitam a satisfação, mas não provocam a satisfação.
Fatores motivacionais – ou fatores intrínsecos – está relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que as pessoa executa pois estes fatores estão sob o controle do individuo. Os principais fatores motivacionais são: os sentimentos de crescimento do individual, reconhecimentoprofissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o individuo realiza no seu trabalho. Herzberg percebeu que as tarefas e os cargos eram definidos para atender os princípios da eficiência e economia, eliminando o desafio e a criatividade individual. Com isto, o individuo executava e criava um efeito desmotivador, provocando apatia e desinteresse. O efeito desses fatores motivacionais...
tracking img