Tendencias do mercado eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
M-Commerce
Mobile Commerce, ou m-commerce é toda e qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens e serviços, que é iniciado e / ou concluído com a utilização de dispositivos móveis.
Os e-commerces atuais serão adaptados para um padrão de mobile commerce, ainda em fase de criação. Assim como aconteceu no próprio e-commerce, que foi crescendo ese tornando parte na vida de todos nós, o mobile commerce deverá usar o mesmo caminho. Com serviços de transmissão de dados para mobile cada vez melhores e celulares com cada vez mais funções e acesso a estas informações, se cria um ambiente propício para oportunidades de negócios.
A Internet, que já era uma enorme vitrine publicitária, viu esse efeito aumentar de maneira exponencial com ocrescimento das redes sociais, que são as principais aliadas do m-commerce já que usuários, que são clientes em potencial, utilizam as redes para saberem a opinião de terceiros sobre um mesmo produto e todos sabemos o que acontece quando um consumidor adquire algo e fica satisfeito; ele conta aos amigos. E que maneira melhor de fazer isso se não nas redes sociais, onde todo o ciclo de amizades está aoalcance de um clique?
O principal mérito do e-commerce foi transformar o relacionamento dos comerciantes com seus clientes e esse será o principal desafio do m-commerce nos próximos anos, embora os números já sejam animadores. Os números relacionados ao comércio móvel do Paypal por exemplo são bem significativos; as transações feitas por dispositivos móveis aumentaram seis vezes em apenas um ano,de US $ 25 milhões em 2008 para US $ 141 milhões em 2009. O valor total dos pagamentos móveis em todo o mundo deve quadruplicar, passando de US $ 170 bilhões em 2010 para 630 milhões dólares americanos em 2014, de acordo com a Juniper Research.

Algumas aplicações interessantes para mobile.

Mobile ticketing
São tickets enviados para os telefones celulares, que o usuário pode apresentar nabilheteria. Podem ser usados, por exemplo, por agências de viagens, que enviam os tickets de um pacote de serviços contratado, em aeroportos para facilitar o tráfego de passageiros ou em estacionamentos.

Mobile vouchers, cupons e cartões de fidelidade
O usuário pode receber cupons de desconto via celular ou até pontos como em um cartão de fidelidade. Diferente de outros cartões de fidelidade,este vai estar armazenado no celular, permitindo melhor proveito para o usuário.

Compra de conteúdo
Impulsionada principalmente pela faixa etária de 12 à 25 anos, a compra de conteúdo como mp3, ringtones e papéis de parede pode ter uma grande alavancagem com as redes 3G e 4G. Com a chegada de maior velocidade de downloads e o barateamento de serviços de banda larga para celular, além dapopularização do uso de celulares com acesso à internet, acredita-se em maiores oportunidades de vendas.

Serviços de Location-based
Um dos serviços que mais chamam atenção – conhecendo a localização do usuário fica mais fácil estimular a venda de produtos da região. Sabendo que o usuário está em determinado lugar, sob demanda podemos oferecer a ele um mapa da região, atrativos e uma lista de empresaslocais, com seus produtos e serviços.

Serviços de informação
Uma grande variedade de informação pode ser vendida – desde o simples horóscopo até informações financeiras ou ainda dados sobre o trânsito. Um serviço que pode ser oferecido junto com o location-based.

Mobile banking
Grandes esforços têm convergido para oferecer acesso a contas, consulta a saldos e extratos e também transaçõescomo compra de ações e envio de dinheiro. Há, porém, obstáculos a superar para garantir a segurança das transações e informações.

Mobile corretora de ações
O objetivo é fazer com que o assinante tenha em tempo real a evolução de sua carteira. Com a informação mais rápida ele pode reagir às tendências do mercado acionário.

Mobile marketing e publicidade
Marketing e publicidade para...
tracking img