Tcc obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMA DE PESQUISA OBESIDADE
Por que comer tanto?
RESUMO ARTIGO

Para a psicanálise, um corpo que se enche de comida, de forma a exceder o limite da necessidade, desrespeitando a saciedade, parece querer preencher algo que se faz.
A obesidade envolve as dimensões fisiológicas, sociais e psíquicas. Para esse trabalho, buscamos recortar a dimensão psíquica da obesidade, que tem origem noprocesso de construção do corpo, segundo a teoria psicanalítica. Segundo Sigmund.Freud, em Os instintos e suas vicissitudes (1915), nada existe que nos impeça de subordinar o conceito de pulsão ao de estímulo e de afirmar que uma pulsão é um estímulo aplicado à mente. Existem evidentemente outros estímulos à mente, além daqueles de natureza pulsional, estímulos que se comportam muito mais comofisiológicos. Fragmento de um caso clínico: “ a ansiedade é tão grande que não tenho vontade de fazer nada... o telefone e a companhia me dão pavor... não consigo me organizar... fico exausta o dia todo, em casa não consigo nem me impor com meu marido... não tenho paciência com os meus filhos, a única coisa que me dá prazer na vida é quando começo a comer e como até ficar embuchada ou até ficar comazia”Freud esclarece que o prazer está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios. O objetivo sexual consiste na incorporação do objeto, ou seja, essa é a forma de o bebê relacionar-se com o mundo. Isso se apresenta como protótipo para identificações futuras, pois é a partir da significação comer-ser/comido que se caracterizará a relação de amor com a mãe. Essa fase não secaracteriza somente por uma determinada parte do corpo, e sim, por um modo de relação de objeto: a incorporação. A princípio, a satisfação da zona erógena deve ter-se associado com a necessidade de alimento.
A atividade sexual apóia-se primeiramente numa das funções que servem à preservação da vida, e só depois se torna independente delas. Quem já viu uma criança saciada recuar do peito e cair nosono, com as faces coradas e um sorriso beatífico, há de dizer a si mesmo que essa imagem persiste também como norma da expressão da satisfação sexual em épocas posteriores da vida (FREUD, 1905). A necessidade de repetir a satisfação sexual dissocia-se então da necessidade de absorção de alimento - uma separação que se torna inevitável quando aparecem os dentes e o alimento já não é exclusivamenteingerido por sucção, mas é também mastigado.




















RESUMO 1

Uma Pulsão para Freud (1915), Jamais atua como uma força que imprime um impacto momentâneo, mas sempre como um impacto constante, essa pulsão vem de dentro do organismo para fora se manifestando no corpo, a pulsão seria uma “necessidade”. O que a elimina é a “satisfação” que no caso do obeso senteessa satisfação ao comer. As pulsões são as verdadeiras forças que alimentam o sistema nervoso.

Verifica-se que a atividade psíquica é regida pelos princípios de prazer e desprazer, considerando a vida mental de um ponto de vista biológico, uma pulsão será considerado um conceito situado entre o mental e o somático, com isso os estímulos originados dentro do organismo, alcançam a mente.Sigmund Freud em Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1915) estabeleceu o conceito da libido como uma força quantitativamente variável que poderia medir os processos e transformações ocorrentes no âmbito da excitação sexual. Segundo Freud á partir desse conceito surge a libido, uma energia sexual, pulsão para instintos de vida e morte.
Segundo Freud essa libido nasce com o indivíduo e é oque o propulsiona para o desenvolvimento. A partir daí Freud formula as 4 fases do desenvolvimento psicossocial. São elas ás fases oral, anal, fálica e genital.

Na fase oral Freud explica que o prazer esta na excitação da mucosa dos lábios. É a primeira fase da organização sexual, que ocorre na infância, onde a amamentação se torna a primeira zona de prazer da criança, o ato de sugar é a...
tracking img