Dialetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
* O tema apresentado neste trabalho refere-se ao o método dialético, sua origem, significado, seu importante papel em nosso cotidiano, suas informações fundamenta-se em pesquisas objetivas, para levar ao conhecimento do leitor os pontos principais do método dialético, de forma clara, constitui-se em fator decisivo de estudo, pois propicia a ampliação de conhecimento, assim como amelhoria na comunicação e na forma como vemos a realidade em nossas vidas, porem temos como principal objetivo oferecer ao leitor um leque de informações , que possam ajudá-lo ,mostrando a evolução do método dialético, com o decorrer dos anos ,assim também como a forma como ele é visto nos dias atuais.

Método Dialético
* Dialética tem origem no latim dialectica ou dialectice que, literalmentetraduzido, significa ”o caminho entre as idéias”. Em suma, a dialética e um método de dialogo cujo foco é contraposição e contradição de idéias que levam a outras idéias, porém, seu conceito é utilizado por diferentes doutrinas filosóficas e, de acordo com cada uma, assume um significado diferente.
* O mais ferrenho defensor da dialética na Grécia Antiga foi Heráclito, considerado por grandeparte dos autores, o pai da dialética, por conceber o mundo em constante mudança; para ele, os seres não têm estabilidade alguma, estão em constante movimento, modificando-se. É dele a famosa frase que diz que “um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio”, porque nem o homem nem o rio serão os mesmos.
* Para Platão, a dialética é sinônimo de filosofia, o método mais eficaz de aproximaçãoentre as idéias particulares e as idéias universais ou puras. Platão considerava que apenas através do dialogo o filosofo deve procurar o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das idéias.
* Aristóteles define a dialética como a lógica do provável, do processo racional que não pode ser demonstrado. Diz o filosofo que o “Provável é o que parece aceitável a todos,ou à maioria, ou aos mais conhecidos e ilustres”.
* Emmanuel Kant tinha a dialética como uma ilusão, pois se baseia em princípios subjetivos. Ele retomou a “lógica da aparência” de Aristóteles.
* Como se pode notar, o método dialético possui varias definições, mas sempre terá como princípios fundamentais o movimento, a mudança. Em oposição à metafísica, nada é estático na dialética, issosignifica que “nada é para sempre” ou insuperável.
* Nos prenderemos, neste breve estudo, à visão materialista da dialética, sempre defendida por Karl Marx e Engels. Marx nunca procurou esquematizar o método dialético, mas é inegável o seu uso em suas obras, como é percebível na passagem a abaixo a interligação de tudo que constitui o mundo, tanto natural quanto socialmente falando.
* “Asrelações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens mudam o seu modo de produção e, ao mudarem o modo de produção, a maneira como ganham a vida, mudam todas as suas relações sociais. (...) Os mesmos homens que estabelecem as relações sociais de acordo com a sua produtividade material produzem também os princípios, as idéias, as categorias, deacordo com as suas relações sociais.” (idem: 9 8)
* Engels resumiu a dialética em três leis: a passagem do quantitativo para o qualitativo, a interpenetração dos contrários e a negação da negação. Porém, há divergências entre autores que estudam a dialética materialista quanto à quantidade de leis fundamentais do método, se são três ou quatro, pois uns citam a ação recíproca, ou seja, “tudo serelaciona”. Em vista disso, explanaremos sobre as quatro.
* A primeira lei será a ação recíproca, ou seja, “tudo se relaciona”. Um fenômeno seja social, ou natural, não pode ser compreendido e explicado se considerado isoladamente, fora do contexto em que ocorre, pois, friso aqui Stalin “... qualquer fenômeno, não importa em que domínio da natureza, pode ser convertido num contra-senso quando...
tracking img