Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Casa da Cascata, criada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, se apresenta como um projeto ousado e repleto de desafios naturais, uma vez que a construção vem a ser feita parcialmente sob um curso de água em meio a um bosque, onde, tanto a construção quanto a decoração da casa se valeram dos recursos naturais, como: rochedos, curso de água, que se mantém praticamante inalterado, e oaproveitamento da iluminação, através das sacadas alternadas. O interessante de se ressaltar é, que mesmo a construção sendo feito em meio a floresta, sua vegetação, e o curso de água foram conservados.
A Casa da Cascata é uma das muitas obras-primas de Frank Lloyd Wright, na qual ele nos presenteia com sua forma inovadora de projetar, e ainda nos mostra a união perfeita entre arquitetura enatureza.

FRANK LLOYD WRIGHT - Arquiteto (1867-1959)
Frank Lloyd Wright morreu em 1959 na idade de 92. Apesar de as calmarias e mergulhos mesmo grande em sua carreira ele continuou desenhando e construindo há 70 anos e em sua morte deixou uma prática prosperando. Ao contrário de muitos arquitetos que talvez são lembrados por uma década de trabalho distintas Wright foi capaz de se adaptar comosua arquitetura mudou-se com as novas exigências de um século em movimento rápido. Aliados a seu talento vinha o seu estilo romântico, que agregava qualidades emocionais ao seu trabalho. O seu profundo amor pela natureza e sentido do lugar eram mais fortes que o seu desejo para o novo. Na verdade, é seu estilo romântico e emocional para a arquitetura e seu ambiente que torna o trabalho de Wrightparticularmente relevante hoje.

1. CASA DA CASCATA
O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann, cujo filho Edgar Jr. fora aluno de arquitetura de Wright. A casa foi construída no meio dum bosque, no interior duma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.
O edifício foi desenhado em 1934 pelo Arquiteto FrankLloyd Wright, considerado o introdutor da Arquitetura Moderna no seu país, foi construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. Sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônica. Assim como várias outrasobras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.
A Casa da Cascata ergue-se como uma das maiores obras-primas de Wright tanto pelo seu dinamismo como pela sua integração com a impressionante envolvência natural. A paixão de Wright pela arquitetura japonesa foi fortemente refletida no desenho da Casa da Cascata, particularmente na importância da interpenetração dos espaçosinteriores e exteriores e na forte ênfase colocada na harmonia entre o homem e a natureza.
Esta residência privada, organicamente desenhada foi pensada para ser um refúgio natural para os seus proprietários. A casa é bem conhecida pela sua ligação com o lugar : está construída no topo duma queda de água ativa que corre por baixo da casa. A lareira com fogão a lenha na sala de estar é composta porrochedos encontrados no sítio e sobre os quais a casa foi construída — um conjunto de pedras que foi deixado no local sobressai ligeiramente através do pavimento da sala de estar. Wright tinha pensado inicialmente que estas rochas seriam cortadas rente ao chão, mas este tinha sido um dos pontos favoritos da família para apanhar sol, pelo que o Sr. Kaufmann insistiu que fossem deixadas comoestavam. Os pavimentos de pedra foram encerados, enquanto o fogão de lenha foi deixado ao natural, dando a impressão de rochas secas sobressaindo dum riacho. O interior da Casa da Cascata é composta por uma área de estar, à esquerda, com mobílias desenhadas pelo por Wright.
A integração com o cenário estende-se até aos pequenos detalhes. Por exemplo, onde o vidro encontra as paredes de pedra não...
tracking img