Tcc laticinios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINAÇÃO DO PLANO DE PRODUÇÃO ÓTIMO PARA UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Michael Mitsuo Saito

MONOGRAFIA SUBMETIDA À COORDENAÇÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA PRODUÇÃO

Aprovada por:

________________________________________________ Prof. Fernando Marques de AlmeidaNogueira, M.Sc.

________________________________________________ Prof. Adbeel de Lima Santos

________________________________________________ Prof. José Eloy Araújo Cerqueira.

JUIZ DE FORA, MG – BRASIL DEZEMBRO DE 2007

ii

SAITO, Michael Mitsuo. Determinação do plano de produção ótimo para uma indústria de laticínios, Juiz de Fora (MG). [manuscrito] / Michael Mitsuo Saito. – Juiz de Fora:Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007. 62 p.

Monografia (graduação) – Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Curso de Engenharia de Produção. “Orientador: Fernando Marques de Almeida Nogueira”

1. Pequisa Operacional. 2. Laticínios. 3. Margem de Contribuição. 4. Tomada de decisão – EPAMIG/ILCT – Juiz de Fora (MG). I. Universidade Federal de Juiz de Fora. II. Título.

iii

Dedicoeste trabalho a todos os laticinistas do Brasil.

iv AGRADECIMENTOS

Cinco anos se somaram para que uma das mais importantes conquistas se realizasse. Foi uma jornada longa, que me valeu a forma diferente de pensar. Meu eterno agradecimento a Deus pelas obras da vida, à minha querida e amável Mãe por tudo. A Nani pela grande amizade e amor. Ao Zuza pelo companheirismo e motivação. A minhaflor, por perfumar os ares da minha vida... A todos os meus familiares e grandes amigos por compartilhar os momentos da minha vida. A Universidade Federal de Juiz de Fora pela formação e abertura de imensas oportunidades. Aos mestres que se empenharam para esclarecer e aumentar minhas dúvidas. Àqueles que nos ensinaram a pensar e a buscar algo melhor à sociedade. A EPAMIG pelo ensejo de exercer aatividade Científica. A ISP/Germinal que ampliou meu conhecimento e criou oportunidades para que fosse utilizado. Ao meu orientador professor Fernando Marques de Almeida Nogueira, por sua dedicação e incentivo à busca do conhecimento. Ao pesquisador Dr. Paulo Henrique Fonseca da Silva por ter dado a liberdade em executar este trabalho no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Ao pesquisador Dr.Fernando Magalhães pela orientação da atividade científica e amizade. Ao meu co-orientador Adbeel de Lima Santos por ter me auxiliado na elaboração deste trabalho. A Juliana Mucidas, futura Engenheira de Produção, por ter me auxiliado na coleta dos dados no ILCT. Aos colegas do Instituto de Laticínios Cândido Tostes que colaboraram para realização deste trabalho.

v Resumo da monografia apresentadaà Coordenação de Curso de Engenharia de Produção como parte dos requisitos necessários para a graduação em Engenharia Produção.

DETERMINAÇÃO DO PLANO DE PRODUÇÃO ÓTIMO PARA UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Michael Mitsuo Saito

Setembro/2007

Orientador: Fernando Marques de Almeida Nogueira Co-orientador: Adbeel de Lima Santos

Curso: Engenharia de Produção

Atualmente as companhias doramo laticinista determinam seu plano de produção conforme a demanda de produtos, e muitas desconhecem as ferramentas da Pesquisa Operacional. O objetivo deste trabalho é determinar o plano de produção ótimo para uma indústria de Laticínios através de um problema de programação (linear ou não linear). Assim como em toda organização, uma empresa do ramo lácteo possui recursos variados como osequipamentos empregados no processamento dos derivados, os quais podem produzir uma grande diversidade de produtos lácteos, cada qual com uma margem de contribuição. Neste sentido, pode-se modelar um problema real e aplicar Programação (linear ou não linear) objetivando maximizar a margem de contribuição mensal, ou minimizar os custos. Através deste modelo pode-se determinar qual a melhor combinação...
tracking img