A moeda no mercado internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MOEDA NO MERCADO INTERNACIONAL

Rodolfo Santos (rodolfopolicetime@hotmail.com)
Kayene Sampaio (kayene11@hotmail.com)
Priscila Barbosa (priscila.barbos@hotmail.com)
Introdução ao Comércio Exterior – Luiz Alberto

Introdução

Como vimos, as taxas de câmbio são determinadas no mercado e representam o preço da moeda de um país em termos da moeda de outro país, emdeterminado momento. Como explica Krugman, economista norte-americano, as taxas de câmbio têm um papel nas decisões de gastos porque elas nos possibilitam traduzir os preços dos diferentes países em termos comparáveis. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS)
O mercado de câmbio revela a expectativa dos seus atores, que podemassumir posições compradas, quando acreditam que a cotação de determina moeda vai subir, ou posições vendidas, decorrentes da aposta na redução dos valores de cotação. Não se deve esquecer a intensa participação dos bancos centrais dos países na tentativa de regular as taxas de câmbio, inclusive com a possibilidade de intervenção direta por meio do chamado controle cambial. (ROBERTO CAPARROZ, 2012,COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS) As cotações das taxas de câmbio representam o valor de uma moeda em relação à outra, em determinado momento. As cotações no Brasil são divulgadas pelo Banco Central e tomam como referência o preço de uma unidade da moeda estrangeira em relação à moeda nacional. A moeda pode assumir três funções: moeda com meio detroca, unidade de conta e reserva de valor. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS)
Um dos problemas que pode ser abordado neste trabalho é a crise financeira e a cotação do dólar. O problema começa com a identidade do povo americano. Isso porque lá é o país do consumo, o que faz com que a população em geral consuma demodo desenfreado, tenha diversos cartões de créditos, faça empréstimos como quem compra pão. Isso faz com que o dinheiro circule bastante, mas faz também com que uma enorme quantidade de dinheiro vire fantasma, pois as pessoas devem e não pagam. Mas a base da crise está sobre o mercado imobiliário. A venda de casas e imóveis em geral é comumente feita através de financiamento. Como as dívidas dashipotecas não são pagas, os bancos ficam sem dinheiro, pois tudo foi ‘emprestado’. Assim, eles quebram e a crise estoura. Os regimes cambiais são utilizados para determinar as taxas de câmbio, as principais são: taxa de câmbio fixa e flutuante. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS)
Por causa da simetria inerente do padrãoouro, nenhum país no sistema ocupa uma posição privilegiada de estar desobrigado do compromisso de intervir. Considerando os efeitos internacionais de uma compra de ativos domésticos por um banco central no padrão ouro, percebe-se a natureza simétrica do ajuste monetário internacional nesse sistema. Sempre que um país está perdendo reservas e vendo sua oferta de moeda diminuir, como consequência, ospaíses estrangeiros estão ganhando reservas e vendo suas ofertas de moeda ser expandida. (GOOGLE)
Nesse sistema existia um mecanismo automático poderoso que assegurava o equilíbrio do balanço de pagamentos descrito por David Hume, o mecanismo do fluxo do preço em espécie (chamado de “regras do jogo” que exigia que os governos das nações reforçassem os efeitos dos fluxos do ouro sobre a ofertamonetária, ao invés de compensar (esterilizar) esses fluxos). Esse mecanismo, que era possível devido ao fato de a oferta de moeda de cada nação consistir em ouro ou papel moeda lastreado pelo ouro, consistia na idéia de que os países com superávits no balanço de pagamentos sofreriam expansão monetária, porque as entradas de ouro levariam a um aumento do ouro em poder de seus bancos centrais e,...
tracking img