Resenha calligaris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inicialmente Calligaris introduz em sua obra discussões acerca da vocação profissional de um terapeuta, aponta alguns traços de caráter ou de personalidade os quais ele enxerga como necessários a um bom profissional. No que tange á vida social, Calligaris joga retira muitas de nossas expectativas quando diz que o psicoterapeuta não deve ter o projeto de se tornar um notável de sua comunidade,amado e respeitado, pois gratificações e gratidões, geralmente, são reservadas à carreira médica.
Calligares expõe muitos traços psíquicos do psicoterapeuta, um desses que muito interessante é a existência sofrimento psíquico por dois motivos: Primeiro por ter que trabalhar seus próprios conteúdos em análise, e por muitas vezes o psicoterapeuta duvidar da eficácia de seu trabalho já que se depararácom pacientes que não melhoram, agarrados a seus sintomas. Assim sendo, o autor afirma que nesses momentos o psicoterapeura terá que crer que sua prática é eficaz pelo menos para curar ele mesmo.
Considero bastante pertinente o trecho do livro quando Calligaris ao envolver os conceitos da psicanálise nega a possibilidade de um terapeuta pedófilo, justificando que a fantasia do pedófilo é proporou impor seus desejos a um sujeito. E, levando em conta que o paciente sempre supõe que seu terapeuta saiba muito mais do que ele, certamente será uma tentação para o terapeuta se servir dessa concepção do paciente para realizar sua própria fantasia sexual, ou seja, se ele, propriamente, encontrar seu gozo na suposta supremacia de seu saber e dessa maneira a terapia se transformará em umadependência, o que é inviável.
Ao se referir a sua própria experiência no que se refere ao primeiro paciente, Calligaris deixa-nos alguns apontamentos que acabam por nos acalmar, como futuros terapeutas: A escolha de um terapeuta é influenciada por razões um tanto quanto mais complexas e reveladoras do que o próprio paciente imagina. Nem sempre os pacientes preferem terapeutas experientes, pois sãovários os motivos pelos quais um paciente confia em num terapeuta, nesse sentido a experiência certamente ajuda na conduta das curas, mas, é interessante que guardemos alguns princípios de iniciantes como por exemplo a curiosidade, a vontade de escutar e, o achar extraordinário a cada vez que alguém confie em você.
Calligaris responde a pergunta: “O que fazer para que mais pacientes cheguem até meuconsultório?” que é uma grande dúvida e ansiedade comum, acredito eu, a todos futuros terapeutas. Ele afirma importância do compromisso do terapeuta de prestar o melhor serviço possível para pessoas que nele confiam e trazem para seu consultório uma queixa que pede para ser escutada e nem sempre para ser resolvida como pensamos.
Em relação ás questões práticas, Calligaris traz novas formas delidar com as regras freudiana. O autor afirma que a regra de que o paciente deve falar sobre tudo aquilo que pensa livremente deve depender do paciente e do sentimento do terapeuta, esse último deve decidir também “livremente”, ou seja, explicite a regra quando lhe parecer importante ajudar o paciente a ultrapassar seu pudor, sua vontade de se mostrar inteligente ou sua necessidade de construirexplicações racionais. Quanto às regras utilizadas por Freud de durante a análise não tomar decisões cruciais Calligaris explicita que esta regra não é utilizada hoje por dois motivos: Às vezes o motivo da análise é exatamente o de tomar uma decisão, e além disso a análise pode demorar muito. A segunda regra freudiana que afirma o princípio de não falar da terapia com as pessoas próximas deve continuarser seguido, pois os amigos poderão hostilizar a cura de um paciente por acharem que a pessoa irá mudar com eles e por conta da terapia. A outra causa pela qual a segunda regra freudiana deve ser seguida é porque comentários acerca da terapia entre um casal que faz suas respectivas análises pode gerar conflitos de forma que a paz projetada se transforma numa guerra familiar combatida por...
tracking img