Tarefa 1 cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAREFA 1

1. Após a leitura acerca dos elementos da cultura brasileira e de uma breve pesquisa na internet, explique a que se refere os seguintes traços culturais:

a) Personalismo: Buscade proximidade e afeto nas relações; caracteriza-se por uma forma particular de hierarquização social concentrando poderes na figura de um líder, um dirigente, influenciado pelas condições dediferenciações sociais;

b) Patrimonialismo: Auferir benefício privadamente de cargos públicos;

c) Hierarquia: Centralização de poder; distância do poder; passividade e aceitação dos gruposinferiores;

d) Aventura: tendência de se deixar levar pelo mínimo esforço ao perseguir objetivos; tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico.

2. Pesquise na internet um caso de atuação nagestão pública (municipal, estadual ou federal) que evidencie ao menos uma destas características culturais.
A reportagem abaixo evidencia o Patrimonialismo na gestão pública do Estado do Pará.
Avisão patrimonialista da política paraibana, isto é, a eterna confusão que se costuma fazer entre o público e o privado, não é um tema que sirva apenas para discussões acadêmicas, de historiadores ouestudiosos. É, ao contrário, algo que a gente pode ver no dia a dia, bastando para tanto que se dê uma olhadinha nas edições dos diários oficiais.
Agora mesmo, com a desincompatibilização de algunspolíticos, que precisaram deixar seus cargos na área do poder executivo para disputar as eleições de outubro, há dois casos que saltam aos olhos. Não quer dizer que sejam os únicos e, aliás, ressalte-setambém, este não é um desvio ético exclusivo das mazelas políticas paraibanas. Ocorre no país inteiro e nas diferentes esferas de poder.
Mas vamos aos dois casos que estão em pauta. O ex-deputadoÁlvaro Gaudêncio era até o dia 31 o coordenador da Funasa no estado. O cargo é de nomeação do governo federal, feito a partir de indicação pelos partidos políticos. Na prática a coisa funciona assim:...
tracking img