Educar e cuidar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
1.1 Educar 05
1.2 Cuidar 06
1.3 Brincar 07
1.4 Interação 08


2 NA CONSTUÇÃO DE UMA PROFISSÃO,INQUIETAÇÕES E DESAFIOS
(SONIA KRAMER) .......................................................................................... 09
2.1 Educar e cuidar: Muito além da rima .............................................. .........103 ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL .................................................................. ..............13
3.1 Pesquisa de campo: Entrevistada 1...........................................................14
3.2 Pesquisa de campo: Entrevistada 2...........................................................16
3.3 Pesquisa de campo:Entrevistada 3...........................................................18


4 ANÁLISE DAS ENTREVISTAS COM OS REFERENCIAIS..........................20


5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................21


6 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...................................................................22INTRODUÇÃO

Este trabalho vai abordar e pesquisar a gestão da Educação Infantil, uma reflexão sobre o cuidar/educar nas escolas municipais, com a analise através do Referencial Curricular Nacional e do livro Profissionais de Educação Infantil - Gestão e Formação ( Sônia Kramer). Serão entrevistados profissionais da área infantil, que vão analisar os problemas encontrados na área ea necessidade entre o cuidar/educar. Afinal, o cuidar e educar estão integrados? Conforme Kramer, é colocado a importância de ambos na educação infantil e com a orientação dos referenciais citados acima, observaremos os principais problemas na gestão da educação infantil.

EDUCAR

As novas funções para a educação infantil, o educar e cuidar devem estar integrados, assimassociados aos padrões de qualidade.
A instituição de educação infantil devem oferecer à todas as crianças, independentes de classes-sociais, todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.
Educar envolve cuidados, brincadeiras, afeto, aprendizagens de forma integrada, de modo que possa contribuir para o desenvolvimento e assim para a formação de crianças felizes e saudáveis.6

CUIDAR

Compreender que o cuidar é a parte integrante da educação.
A base do cuidado é ajudar, valorizar, cuidar, ajudar o outro a se desenvolver. Cuidados com o corpo, com a alimentação e cuidados com a saúde, implica no processo do cuidar.
O cuidar é influenciado por crenças e valores,embora as necessidades humanas básicas sejam comuns, elas podem ser modificadas e acrescidas de outras culturas e sociedade. Desse modo é necessário que o adulto fique atento as necessidades e sinais expressa pela criança de acordo com a sua idade.
É preciso do comprometimento com o outro e isso depende da construção do vínculo entre quem cuida e quem é cuidado.
É preciso que o professor ensine,valorize, compreenda a sua necessidade, para assim se tornarem um indivíduo mais independente e autônomo.

BRINCAR

É indispensável a riqueza e a diversidade de experiências que são oferecidas nas instituições, para que a criança exerça a sua criatividade. A linguagem infantil está ligada diretamente em seu desenvolvimento, já que é através dela que a criança mostra a sua criatividade eideias.
O principal fator da brincadeira, é quando a criança adota e assume o papel, usando as características do papel assumido e utilizando de objetos. A brincadeira ajuda no auto estima das crianças. É na brincadeira que a criança cria, pensa e estimula, através de cenas da TV, cinema, imitação de alguém conhecido. E assim estabelece diferentes vínculos e tomam consciência das diferentes...
tracking img