Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE APLICAR PESSOAS: - Orientação e socialização das pessoas;
- Desenho de Cargos;
- Avaliação do Desempenho Humano.

ORIENTANDO PESSOAS – busca promover a integração das pessoas à organização com sucesso, e tem por objetivos:
- posicionar as pessoas em suas atividades naorganização, esclarecendo o seu papel e objetivos;
- aumentar a produtividade através da melhoria da qualidade do trabalho das pessoas.
Para isso é imprescindível que a organização saiba para onde pretende ir para que as pessoas possam ajudá-la nessa trajetória. Portanto, conhecer a missão e a visão da organização é fundamental, bem como “ajustar-se” à sua culturaorganizacional.
CULTURA ORGANIZACIONAL – é representada pelo modo de pensar e agir que predomina na organização. A cultura exprime a identidade organizacional; e representada pelo conjunto de normas e valores, hábitos e atitudes que permeiam os comportamentos e relações em uma organização. ( Ideologia )
Componentes da Cultura Organizacional:
1. Atefatos: - aqui estão localizados asestruturas e processos organizacionais visíveis; coisas concretas, observáveis: símbolos, histórias, heróis, lemas, cerimônias.
2. Valores compartilhados: - representam a filosofia, estratégias e objetivos; valores que definem os motivos pelos quais as pessoas fazem o que fazem; são como justificativas (compartilhadas) aceitas e adotadas por todos no modo de agir.
3. Pressupostos básicos: - são ascrenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos em que as pessoas acreditam. Ex: como “vejo” o ser humano.
As organizações podem ter uma cultura não-adaptativa ou conservador ou adotar uma cultura adaptativa, voltada para a inovação e a mudança.
Quando mudar a cultura organizacional?
□ Quando nos defrontamos com uma crise séria que põe em cheque a atual;
□ Quandoocorrer mudança na liderança;
□ Quando a organ. for pequena e jovem e quiser construir uma nova identidade;
□ Quando a cultura for fraca, não representativa.

SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: maneira como a organização recebe os novos colaboradores e os integram à sua cultura, contexto e seu sistema, na expectativa de que eles venham a se comportar de forma a corresponder às expectativas daorganização.
A organização influencia o comportamento dos indivíduos, bem como os indivíduos influenciam a organização enquanto buscam realizar seus objetivos e sonhos; “assinam” um contrato psicológico, um acordo tácito, - indivíduos e organizações – quanto a direitos, deveres, obrigações que devem ser respeitadas por ambas as partes.
A Cultura Organizacional ( histórias, rituais, cerimônias,símbolos materiais, linguagem) pode e deve ser aprendida








Métodos de socialização:
1. Processo seletivo: o candidato recebe informações sobre seu ambiente de trabalho , cultura organizacional, desafios e recompensas, etc.;
2. Conteúdo do cargo: o novo parceiro deve receber tarefas solicitadoras, desafiantes. Tarefas fáceis não motivam;
3. Supervisor como tutor: um supervisor querepasse todas as tarefas, esclareça sobre os processos, acompanhe e incentive o novo funcionário;
4. Grupo de trabalho: um grupo de trabalho recebe o novo funcionário e se responsabiliza por seu treinamento e integração;
5. Programa de integração (indução): programa de treinamento formal e intensivo para os novos funcionários. Principais itens do programa:
□ Assuntos organizacionais –missão, objetivos, políticas e diretrizes, estrutura, produtos e serviços, regras e procedimentos, segurança, instalações, etc. ;
□ Benefícios – horário de trabalho, descanso, dias de pagamento e adiantamento, programa de benefícios, etc. ;
□ Relacionamento – com supervisores e colegas;
□ Deveres – responsabilidades, visão geral do cargo, tarefas e objetivos do cargo, metas e resultados...
tracking img