Diretrizes curriculares nacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia

ana paula pereira de castro

A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação Infantil

Cabo de Santo Agostinho
2012

ana paula pereira de castro

A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação Infantil

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPARUniversidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Educação da Criança de 0 a 5 anos; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino e Alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação.

Professores: Rosely Montagnini. Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Raquel Rodrigues Franco, Alexandre Vilas Boas da Silva, Marlizete Cristina Bonafini Steinle.
Tutora eletrônica: ThaísRachel Dischesn Lourenço
Tutora de sala: Maria Lúcia Oliveira dos Santos


Cabo de Santo Agostinho
2012

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................Erro! Indicador não definido.

* 1.1Educação da criança de 0 a 5 anos........................................................6
* 1.2 educação e didática na educação infantil........................................6
* 1.3 ensino e alfabetização i.............................................................................7
* 1.4 ensino DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.....................................................7
*1.5 LUDICIDADE E EDUCAÇÃO..i.............................................................................7
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

* INTRODUÇÃO
Educação, emcurtas palavras e, de fácil entendimento consiste no ato de educar, que nada mais é que, preparar novos indivíduos a partir de princípios morais, esses aliados ao limite e a liberdade, os quais servirão como estrutura comportamental para novas descobertas, bem como no auxílio do desenvolvimento pessoal, emocional e social de cada novo ser humano.
As crianças em outros tempos eram percebidascomo adulto em miniatura, ou seja, o brincar não se conhecia, porém o trabalho era exercido desde então, mudanças ocorreram a fim de possibilitar e afirmar a criança como tal, pois o trabalho faz parte das atividades de um adulto, mas o brincar e o estudar, além de importante, salientara as necessidades desse pequeno ser.

A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor deeducação Infantil

A educação Infantil da criança de zero a seis anos de idade, até a algum tempo atrás, não fazia parte das preocupações daqueles que elaboravam as Políticas Educacionais Brasileiras. A entrada das mulheres para o mercado de trabalho, a partir dos anos 60, fez com que as instituições de educação infantil fossem um lugar apropriado para a educação das crianças pequenas.O artigo 29 da LDB, diz que a educação infantil tem como finalidade “o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.





Garantir a atuação de profissionais com formação específica em educação infantil para se alcançar uma melhor qualidade das práticaspedagógicas voltadas para essa etapa de educação. Pois o educador infantil exerce influência sobre a personalidade de seus alunos, e essa influência pode culminar em resultados positivos ou negativos, dependendo da atuação do educador.
Para que isto aconteça, é importante que as Propostas Pedagógicas de Educação Infantil tenham qualidade e definam-se a respeito dos seguintes fundamentos norteadores:...
tracking img