Diretrizes curriculares nacionais

Proposta da Atividade Avaliativa III
Leia o documento disponível na área da disciplina de Introdução aos Estudos da Educação em nosso ambiente virtual de aprendizagem, junto às leituras indicadasreferentes à quinta aula, denominado “Conselho Nacional de Educação - Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia”. A seguir, realize a Leitura Indicada para esta mesma aula“Texto 3 – Pronunciamento conjunto das entidades da área da educação em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação Pedagogia”.
Após a leitura de ambos, considere aseguinte proposta:
De acordo com as entidades da área da educação a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia representou um avanço histórico no campo daformação dos profissionais da educação. Identifique e comente quais são os principais indicadores de tal avanço.

Representa um avanço histórico no campo da formação dos profissionais da educação,emespecial, na formação de professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais para o Ensino Fundamental e na formação de profissionais para as funções de planejamento, administração, supervisão, inspeçãoe orientação educacional.
Os principais avanços se confirma na medida em que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia:
a) Definem de maneira inequívoca que ocurso de Pedagogia, enquanto uma licenciatura constitui-se no lócus privilegiado, ainda que não exclusivo, para a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nosanos iniciais do Ensino Fundamental.
b) Definem que essa formação para o exercício do magistério deve articular-se à formação para a produção do conhecimento em educação e para a gestão educacional, naperspectiva da gestão democrática. Rompe-se, dessa forma, com aqueles modelos fragmentados e aligeirados de formação dos profissionais da educação, fragilizados em torno de habilitações específicas...
tracking img