Diretrizes curriculares nacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são as novas diretrizes da educação infantil? Quais os avanços que traz?



FM - O documento atualmente representativo das diretrizes governamentais são os Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas Para a Educação Infantil, elaborado com a consultoria da professora Sonia Kramer e disponível na página do MEC. Arevisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil fundamenta-se numa concepção de criança enquanto sujeito sócio-histórico-cultural, cidadão de direitos. E reconhece que as instituições educativas devem considerar as especificidades e singularidades da criança, com ênfase em práticas de educação, nas quais está envolvida a dimensão do cuidado, responsáveis pelodesenvolvimento físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.



As propostas pedagógicas para a educação infantil devem atender às especificidades das crianças de 0 aos 6 anos, sujeitos sociais, produtores de cultura e produzidos na cultura. Ao longo deste período, vão sendo desenvolvidas a linguagem (verbal e não-verbal), afetividade emoções e sentimentos), a motricidade (osmovimentos, a gestualidade, a expansão do corpo no espaço) e a cognição (o pensamento, a dimensão racional), constituindo-se nas interações sociais.

A ludicidade caracteriza o trabalho pedagógico nas instituições de educação infantil: o desenvolvimento e a aprendizagem são relacionados às possibilidades de brincar; a brincadeira é compreendida como uma forma de aprender o mundo por parte da criança.Para tal, é necessário garantir materiais lúdicos/brinquedos de qualidade e que o profissional que atua com a criança tenha conhecimentos sobre a cultura lúdica.



A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, é direito social das crianças e de suas famílias, sem qualquer requisito de seleção. Além disso, há uma qualidade do trabalho cotidiano nas instituições de educaçãoinfantil que deve ser assegurada, considerando a identidade e a diversidade sócio-cultural das crianças e suas famílias; a organização do tempo em rotinas que equilibrem segurança e flexibilidade; ritmos individuais e referências familiares; vivências pessoais e experiências culturais; a organização de espaços deve torná-los acolhedores, desafiadores, saudáveis e inclusivos, e deve promover o contato comequipamentos culturais (livros de literatura; brinquedos; objetos; produções e manifestações artísticas) e com a natureza. Aspectos como higiene, conforto, relação apropriada entre a quantidade de adultos e crianças também devem ser observados.



As propostas pedagógicas das instituições de educação infantil devem respeitar o direito à liberdade, à exploração dos espaços, à brincadeira e àexpressão de significados pelos movimentos, palavras, desenhos e outras formas de produção simbólica, bem como o direito das crianças à apropriação e construção dos conhecimentos e a ampliação do universo cultural. Devem ainda respeitar e acolher as crianças em suas diferenças; entendendo que são cidadãs de direitos à proteção e à participação social;



Os eixos de saberes e conhecimentos aserem contemplados são:



- As crianças e a arte: experiências estéticas e expressivas com a música, artes visuais e plásticas, cinema, fotografia, dança, teatro, literatura.



- As crianças, a leitura e a escrita: experiências de narrativa, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.



- As crianças eo conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas.



- As crianças e a natureza: experiências que possibilitem o contato, o conhecimento, o cuidado (a preservação) da biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra.



As diretrizes sugerem ainda uma atenção especial às transições vivenciadas pelas crianças. Que envolvem, desde a...
tracking img