Piscologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância

Curso: Serviço Social

Período Letivo: 2/2011

Turma: N40








ATIVIDADE AVALIATIVA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM









Trabalho apresentado pela disciplina de Psicologia Social e Serviço Social Ministrado pela Profª. À distância: Ma. Karem A. G. Rojas e Profª. Tutora Presencial:Isabel Alves Machado.



Telêmaco Borba – PR 2012

[pic]

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância

Curso: Serviço Social

Período Letivo: 2/2011

Turma: N40

ATIVIDADE AVALIATIVA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Edinalva de Jesus Timótio

RA 194737

Geovanilda da Silva Pinto

RA 199316

Gislaine Mendes dos Santos

RA 194736

Vânia Aparecida de Oliveira

RA 235459Trabalho apresentado pela disciplina de Psicologia Social e Serviço Social Ministrado pela Profª. à distância: Ma. Karem A. G. Rojas e Profª. Tutora Presencial: Isabel Alves Machado.




Telêmaco Borba – PR 2011

Introdução



Desde os primórdios da humanidade que a mulher tem batalhado pelos seus direitos, tem lutado por uma vida melhor, pelo seu reconhecimento enquantoser vivo. A representação social sobre mulher e Serviço Social parece também mesclar elementos novos e antigos mais com predominância de elementos novos. Assim, aparecem: ação, cidadania, luta fortaleza, trabalho, profissão que remetem a uma nova representação e, sensibilidade que remete a uma representação tradicional. Ainda aparecem novamente juntos elementos novos e antigos: compromisso,direitos, coragem e determinação, junto com amor, dedicação e compreensão.
Como assinala ainda Iamamoto (1998, p. 105):
Se a imagem social predominante da profissão é indissociável de certos estereótipos socialmente constituídos sobre a mulher na visão mais tradicional e conservadora de sua inserção na sociedade, o processo de renovação do Serviço Social é também tributário da luta pela emancipaçãodas mulheres na sociedade brasileira, que renasce com vigor no combate ao último período ditatorial, em parceria com as lutas pelo processo de democratização da sociedade e do Estado no país.
O aumento da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro foi uma das mais marcantes mudanças ocorridas no país desde os anos setenta, várias são as razões para esclarecer o ingresso acentuado dasmulheres no mercado de trabalho a partir dos anos 70. A necessidade econômica, que se intensificou com a degradação dos salários reais dos trabalhadores e que as sujeitou a buscar uma complementação para a renda familiar é uma delas. Diversas causas, também esclareceriam o novo desempenho feminino.
Por outro lado, intensas modificações nos padrões de comportamento e nos valores relativos ao papelsocial da mulher intensificada pelo impacto dos movimentos feministas e pela presença feminina cada vez mais influente nos espaço público, geraram a oferta de trabalhadoras.
A concepção do movimento feminino pela anistia faz crescer a influência do movimento começam a se fazer comemorações do dia 8 de março em varias capitais, e vários grupos feministas começaram a surgir no país. Nos últimosanos o aumento do numero de participantes nos movimentos populares são surpreendentes. A participação da mulher é maciça nestes movimentos é muito importante para o despertar de uma consciência critica do seu contexto social.
Uma sociedade moderna e democrática tem que reconhecer à mulher o direito de participar ativamente da vida política, cumprindo-lhe criar as condições favoráveis para que exerçamesse direito, todas as que o desejarem.
Em alguns países, felizmente, podemos ver que algumas mulheres já aderiram ao mundo da política, mundo este que desde sempre envolveu apenas homens. As mulheres cada vez mais participam no mundo não só da política, mas também da saúde, da engenharia, etc.
No século XX vimos à mulher retomar seu antigo papel, voltando a ter participação ativa na sociedade...
tracking img