Cultura chinesa x brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Chinesa X Brasileira

Os chineses têm uma personalidade mais internalizada, são pessoas que obtêm satisfação pessoal com a sua própria existência, e não com relacionamentos calorosos eamigáveis entre várias pessoas. Já nesta primeira característica, podemos notar pontos conflitantes entre a cultura brasileira e chinesa. No Brasil, vimos que os indivíduos tendem a ser mais afetuosos emenos formais. Na China, qualidade do Guanxi e competência profissional podem conviver igualmente. Para os brasileiros, essa afirmativa pode não ser muito bem compreendida, uma vez que, no país, nemsempre quando um indivíduo sobe em um posto de trabalho devido a um “apadrinhamento”, significa que ele está devidamente habilitado para o cargo.
Outro fator que exige maior compreensão e respeito aoGuanxi é que muitos. A barreira causada pela diferença de idiomas já é de se esperar não apenas entre relações comerciais com a China, mas também entre todos os outros países que falem uma língua nãotão disseminada, principal idioma na China, o mandarim, não está muito difundido entre os empresários brasileiros, logo, os entraves com relação à comunicação já partirão de imediato da questãolingüística. Os chineses tendem a ser passivos e polidos na comunicação com parceiros não-chineses o brasileiro é mais agitado enérgico. Todo esse respeito dos chineses aos seus superiores é acompanhado deuma série de expectativas. Os chineses vêem na figura do chefe uma pessoa infalível, dele se esperam sempre a atitude correta.
Essa característica chinesa, no entanto, é encarada pelos ocidentaiscomo um excesso de dependência chinesa de figuras autoritárias e também de uma certa incapacidade de agir com iniciativa. Para Chung (2005, p. 106), “Eles encaram a indisposição dos chineses em buscarrelacionamentos de igualdade com seus pares da organização como sinal de preocupação excessiva com a burocracia e a hierarquia”.
Entre os executivos brasileiros há a tendência a se respeitar as...
tracking img