Cidadania e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA E SOCIEDADE

Cleany de Jesus Mesquita
Professora Celíria Ribeiro
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG 0202) Prática Módulo l
21/06/2012

RESUMO

Cidadania, realidade ou sonho? Sabemos que a sociedade evoluiu muito no decorrer da história, mas sabemos também que há muito a se fazer. Cada cidadão precisa urgentemente ter consciência do quedevemos fazer hoje para melhorar nosso amanha. Precisamos conhecer nossos direitos e principalmente praticar nossos deveres para tornar a humanidade um lugar melhor para se viver.

Palavras-chave: Cidadania. Sociedade. Evoluções.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade existe desde o próprio aparecimento do homem, apesar de sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história. Quaisquer quesejam os fundamentos em que os cientistas sociais se baseiam, todos estão de acordo em que a sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao longo do tempo. Essa evolução se deu principalmente pelas lutas de classes. Cabe também ressaltar o papel primordial que a educação ocupa nessa transformação da sociedade.

A história da cidadania que surgiu na Grécia Antiga, e que se consolidoucom o fim do absolutismo, encontra-se em permanente construção. A cidadania constrói-se e conquista-se. É objetivo perseguido por aqueles que anseiam por liberdade, mais direitos, melhores garantias individuais e coletivas frente ao poder e a arrogância do Estado.

O exercício da cidadania plena pressupõe ter direitos civis, políticos e sociais e estes, se já presentes, são fruto de um longoprocesso histórico que demandou lágrimas, sangue e sonhos daqueles que ficaram pelo caminho, mas não tombados, e sim conhecidos ou anônimos no tempo, vivos no presente de cada cidadão do mundo através do seu “ir e vir”, do seu livre arbítrio e de todas as conquistas que, embora incipientes, abrem caminhos para se chegar a uma humanidade mais decente, livre e justa a cada dia.




2 CONCEITODE CIDADANIA E DE SOCIEDADE

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”. A cidadania requer que o indivíduo como habitante da cidade, cumpra seus deveres, e como individuo de ação possa realizar tarefas para seu bem e pensandoprincipalmente no maior desenvolvimento da comunidade onde vive, uma vez que os problemas da cidade dizem respeito a todos os cidadãos.

A cidadania é o próprio direito à vida no sentido pleno. Trata-se de um direito que precisa ser construído coletivamente, não só em termos do atendimento às necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de existência incluindo o papel do homem no universo.

Acidadania consiste desde gesto de não jogar papel na rua, pichar os muros, respeitar os sinais, respeitar os mais velhos, saber dizer obrigado, por favor, ... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e tantos outros problemas que existem em nosso país. Cidadania implica compromisso e participação.

A sociedade é um conjunto deindivíduos que partilham uma cultura com suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e seu entorno se inter-relacionam num projeto comum que lhes outorga uma entidade de pertença. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos.Na hora de analisar uma sociedade, são tidos em conta fatores como grau de desenvolvimento, a tecnologia alcançada e a qualidade de vida. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa sociedade organizada.

3 COMO SURGIU A CIDADANIA

A ideia de cidadania surgiu na Idade Antiga...
tracking img