Celulas eucarioticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esta actividade experimental tem como objectivos:
1 - Identificar as diferentes estruturas constituintes das células eucarióticas vegetais;
2 - Verificar como actuam os diferentes corantes sobre as estruturas das células.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, considerada a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, todas ascélulas provém de células preexistentes, sendo esta, também, a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665, com um microscópio rudimentar, ao observar pedaços de cortiça, apercebeu-se que as mesmas eram formadas por compartimentos vazios, no entanto, o primeiro homem a observar materiais biológicos foi Antonie vanLeeuwenhoek onde observou embriões de plantas, glóbulos vermelhos do sangue e espermatozóides presentes no sémen dos animais.
Existem dois tipos de seres vivos, os unicelulares, ou seja, só têm uma célula, que é capaz de realizar todas as funções vitais, e os pluricelulares, ou seja, várias células que dependem umas das outras.
As células ainda podem se dividir em dois grandes grupos: as célulasprocarióticas e as células eucarióticas. As mais simples são as células procarióticas que estão representadas pelas bactérias e cianobactérias. Enquanto as células de estrutura mais complexa são as eucarióticas que podem ser agrupadas em células animais ou células vegetais.
As células eucarióticas vegetais são constituídas por Membrana e Parede celular, Retículo endoplasmático, Núcleo, Ribossomas,Complexo de Golgi, Peroxissomas, Mitocôndrias, Cloroplastos, grandes Vacúolos e Flagelos complexos.
As células eucarióticas animais são constituídas por Membrana celular, Retículo endoplasmático, Núcleo, Ribossomas, Complexo de Golgi, Lisossomas, Peroxissomas, Mitocôndrias, pequenos Vacúolos, Centríolos, Flagelos complexos e Cílios.
Por fim, as células procarióticas, células sem um núcleoorganizado. São constituídas por Membrana e Parede celular (não celulósica), Ribossomas, Citoplasma, Nuclóide, Fímbria, Cápsula e Flagelos simples.
Resumo de algumas funções dos constituintes das células:
Estrutura
Algumas Funções (eucarióticas)
Membrana Celular
Proteger e separar o meio interno do externo
Parede Celular
Proteger a célula (exclusivo célula vegetal)
Núcleo
Coordenação daactividade celular e armazenamento da informação genética
Citoplasma
Papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula
Reticulo Endoplasmático
Síntese Proteica, Transporte e Armazenamento de Substâncias
Complexo de Golgi
Distribuição, Armazenamento, Secreção e Transporte de substâncias
Cloroplastos
Realização da Fotossíntese (exclusivo célula vegetal)
Flagelo
Deslocamento da CélulaLisossomas
Digestão intracelular
Peroxissomas
Reacções de oxidação
Vacúolos
Digestão Celular, Acumulação de Substâncias e Regulação do Fluxo da Água
Mitocôndrias
Respiração Celular
Ribossomas
Síntese proteica
A observação de material microscópico exige a aplicação de diversas técnicas que permitem uma melhor visualização dos seus componentes, uma vez que as células para além das suasreduzidas dimensões não apresentam contraste entre os seus constituintes. A utilização de corante é uma técnica que têm como finalidade permitir que o material seja melhor visualizado, alterando o menos possível as suas características originais.
A observação de material microscópico exige a aplicação de diversas técnicas que permitemuma melhor visualização dos seus componentes, uma vez que as células para além das suas reduzidas dimensões não apresentam contraste entre os seus constituintes. A utilização de corante é uma técnica que têm como finalidade permitir que o material seja melhor visualizado, alterando o menos possível as suas características originais.
A coloração é uma técnica importante em microscopia, pois...
tracking img