Celulas eucarioticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Através do microscópio óptico foram observadas células eucariotas vegetais e animais sendo constatados alguns dos constituintes das células como: parede celular, membrana celular, citoplasma e núcleo. Esses resultados foram obtidos de forma clara e concisa devido a sequência das regras essenciais para uma boa observação microscópica.

Palavras-Chave: Microscópio Óptico; Célula eucarióticaanimal; Célula eucariota vegetal; Parede Celular; Membrana celular; Vacúolo; Citoplasma; Núcleo;




INTRODUÇÃO
A visualização dos microorganismos através do microscópio óptico permitiu observar os agentes mais diminutos, deu a conhecer suas formas e modos de agrupamento.
A confirmação referente à sua constituição como célula e unidade de vida, bem como a visualização de estruturas só setornaram possíveis com a utilização do microscópio electrónico, na década de 1940-1950.
Através do M.E. chegou-se a aquisição de novos conhecimentos, a comparação com outros organismos mais evoluídos e a necessidade de classificação e sistematização dos seres vivos em função do tipo de células que possuíam.
Assim , em 1937, Chatton dividiu os organismos vivos em dois grandes grupos:
- Procariotas:(Do grego: Pró - primitivo e Káryon- núcleo).
Os constituídos por células mais simples e primitivas, como são as bactérias, receberam a



designação de “procariotas” por não possuir um núcleo verdadeiro, definido, nem membrana nuclear a separar o seu material genético, contido num único cromossoma, do citoplasma.
- Eucariotas: (Do grego: Eu- verdadeiro e Káryon- núcleo)
Foram designadospor “eucariotas” os organismos constituídos por células mais complexas, como certos microorganismos (fungos, algas e protozoários) e outros seres vivos, plantas superiores e animais. Todos possuem células nucleadas e uma membrana nuclear, com um ou mais folhetos, a rodear o núcleo e a separá-lo do citoplasma.
Historicamente, as células eucariotas são descritas microscopicamente por trêsconstituintes, que delimitam compartimentos: a membrana celular, que rodeia o citoplasma, que contém numerosos organelos e estruturas e um ou mais núcleos.


MATERIAIS E MÉTODOS

A: Observação Microscópica de Células Eucariotas Vegetais
O microscópio (marca: Olympus, modelo:CH20) foi regulado para observação a partir de regras básicas estabelecidas em anexo 1.
Foi utilizado na observação decélulas eucariotas vegetal primeiramente uma preparação feita a partir da cebola.
Feita a limpeza da lâmina com etanol, retirou-se uma amostra da película externa da cebola onde juntamente com uma gota de azul lactofenol (corante que penetra na célula deixando-a mais visível devido ao contraste) foi montado a preparação.
Com a objectiva de 10x, ampliação de 100x, foi possível a observação das célulasdelimitadas pela parede celular e compostas pelo citoplasma e núcleo.
Com a objectiva de 40x, ampliação de 400x, além da observação feita pela objectiva de 10x pode-se observar o vacúolo das células.
Posteriormente foi feita a observação de células eucarióticas vegetal (pelo mesmo método de preparação da amostra anterior) a partir de uma preparação feita com a película de um fruto.
Observou-sepigmentos vermelhos (carotenos) no vacúolo das células do fruto, para além dos constituintes observados anteriormente.

B: Observação Microscópica de Células Eucariotas Animais

Com a lâmina limpa com etanol, foi feita uma colheita, a partir de uma zaragatoa, de células do epitélio bucal. Fez-se um esfregaço da zaragatoa na lâmina juntamente com uma gota de água e posteriormente adicionou-seuma gota de corante azul lactofenol.
Com a objectiva de 10x, ampliação de 100x, pode-se observar algumas as células do epitélio bucal, não sendo possível a observação do núcleo.
Com a objectiva de 40x, ampliação de 400x, foi possível a distinção da membrana celular, do núcleo das células e do seu formato irregular que se opunha ao formato da célula eucariota vegetal.
Posteriormente a...
tracking img