Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Demonstração do Resultado do Exercício
Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:
        I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
        II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
        III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras,deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
        IV - o lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não operacionais; (Redação dada pela Lei nº 9.249, de 26.12.1995)
        V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
        VI - as participações de debêntures, empregados, administradores e partesbeneficiárias, e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados;
        VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
        § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
        a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e
        b) oscustos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.
        § 2º O aumento do valor de elementos do ativo em virtude de novas avaliações, registrados como reserva de reavaliação (artigo 182, § 3º), somente depois de realizado poderá ser computado como lucro para efeito de distribuição de dividendos ou participações.






2.1 RECEITA BRUTAA Receita Bruta é o total bruto vendido no período. Nela estão inclusos os impostos sobre vendas (os quais pertencem ao governo) e dela não foram subtraídas as devoluções (vendas canceladas) e os abatimentos (descontos) ocorridos no período. As devoluções e os abatimentos correspondem as deduções.
Impostos e taxas sobre vendas são aqueles gerados no momento da venda; variam proporcionalmente àvenda, ou seja, quanto maior for o total de vendas, maior será o imposto, fazem parte também das deduções .

2.2 LUCRO BRUTO
Lucro Bruto é a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo de mercadorias vendidas ou dos serviços prestados.
Resumindo, subtrai-se da receita o custo da mercadoria ou do produto, ou o do serviço para ser colocado à disposição doconsumidor, desprezando-se as despesas administrativas, financeiras e de vendas.
O Lucro Bruto, após cobrir o custo da fabricação do produto (ou o custo da mercadoria adquirida para revenda, ou o custo do serviço prestado), é destinado a remuneração das despesas de vendas, administrativas e financeiras, bem como à remuneração do governo (Imposto de renda) e dos proprietários da empresa (Lucro Líquido).Obs.:
1) Nas empresas comerciais o Lucro Bruto é conhecido também como Resultado da Conta Mercadorias.
2) O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) , extracontábilmente, é apurado através da seguinte fórmula:


CMV = EI + C - EF




Onde:
EI = Estoque Inicial de mercadorias
C = Compras de mercadorias
EF = Estoque Final de mercadorias

2.3 - LUCRO OPERACIONAL
O Lucro Operacional é obtidoatravés da diferença entre o Lucro Bruto e as despesas operacionais.



2.4 - DESPESAS OPERACIONAIS
As despesas operacionais são aquelas decorrentes do desenvolvimento das atividades normais da empresa, isto é; são as necessárias para vender os produtos, administrar a empresa e financiar as operações. Os principais grupos de despesas Operacionais são especificados a seguir:

a) Despesas de vendasAbrangem desde a promoção do produto até sua colocação junto ao consumidor (comercialização e distribuição). São despesas com o pessoal da área de venda, salários, comissões sobre vendas, encargos sociais, propaganda e publicidade, Marketing, estimativa de perdas com duplicatas derivadas de vendas a prazo (provisão para devedores duvidosos) etc. Outras despesas: Fretes e carretos, material de...
tracking img