Cultura e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Machado Sobrinho
Cultura e Cidadania
Leandro

O que faz do brasil,Brasil?
‘O Carnaval’

Alunas: Carolina Fabris, Lara Gori, Letícia Paes, Rafaela Delgado ,Roberta Monteiro, VanessaFernandes.
1º Período - Administração – Sala Verde

Introdução:

No capítulo V, ‘O Carnaval’ do livro “O que faz do brasil, Brasil?”, o autor nos trás a divisão da vida entre a nossa rotina eaqueles momentos intitulados por ele como “extra-ordinários”. Em que no dia a dia temos a rotina do trabalho, das obrigações sempre entrelaçados a exaustão do cumprimento de tarefas sem prazer. Somoscobrados o tempo todo pela sociedade em ser o que nos é proposto e em cumprir nossos deveres, mantidos sobre uma hierarquia controladora e com quase nenhuma ou nenhuma mobilidade social.
Já os taismomentos “extra-ordinários” seriam aqueles em que podemos ser o que somos, e de igual pra igual vivenciar uma liberdade de uma vida utópica. Como exemplo desse último momento o autor faz uso docarnaval, nossa festa típica em que fazemos uso de tal liberdade sem limites, nos transformando em nós mesmos e assumindo nossas formas físicas e morais sem pensar em divisões sociais, econômicas ouraciais.

O Carnaval

No Capítulo V o autor nos trás a divisão entre a rotina e os momentos raros em nossas vidas, chamados por ele de “ordinários”, momentos aqueles em que vivemos sem aspreocupações diárias, divisões sociais, raciais, econômicas e nos reconhecemos enquanto sociedade iguais e diferentes ao mesmo tempo, ao passo que de igual pra igual conseguimos ser o que somos realmente, cada umcom sua singularidade sem precisar representar um estereótipo do que lhe é cobrado.
Bem diferente do que vivemos em nossa rotina, a qual sempre está associada a trabalho e obrigações, momentosexaustivos, onde não só exploramos o corpo, mas também a alma. Momentos em que a hierarquia exarcebada dividi a sociedade em várias camadas, as quais quase não há mobilidade e aquelas mais baixas são...
tracking img