Swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Gestão de Santarém

Marketing e Publicidade 1ºano – Diurno Marketing II
Parte II–Trabalho final

Plano de Marketing Renova

Docente: Fernando Gaspar Discentes: Joana Mourão, nº9020

Índice:
Introdução…………………………………………………………………….Pág.2

Análise de mercado …………………………………………………………..Pág.3 e 4

Análise daconcorrência………………………………………………………Pág.5

Análise SWOT………………………………………………………………..Pág.6 e 7

Análise do meio envolvente………………………………………………….Pág.8 a 10

Posicionamento Estratégico………………………………………………….Pág.11

Marketing Mix……………………………………………………………….Pág. 12 e 13

Plano de Acção e Orçamentos………………………………………………..Pág.14

Definição da Missão e Objectivos da Empresa……………………………….Pág. 15

Estrutura de Implementação e Padrões e Método de Controlo……………….Pág. 16 e17

FactoresCríticos de Sucesso.…………………..……………………………..Pág.18

Conclusão……………………………………………………………………..Pág.19

Bibliografia…………………………………………………………………....Pág.20

1

Introdução

Foi-me proposto pela disciplina de Marketing II fazer um Plano de Marketing para uma marca à minha escolha, neste caso a Renova, em particular da gama de produtos RenovaGreen. A Renova é uma marca líder europeia de produtos degrande consumo, os produtos “tissue” tais como papel de cozinha, papel higiénico, toalhetes húmidos ou lenços de papel. Foquei-me na marca RenovaGreen para o plano de marketing. A RenovaGreen é uma gama de produtos Renova resultantes de materiais reciclados de uma área de produção urbana até 400quilómetros da sua comercialização. Para conseguir efectuar este trabalho tive que fazer uma análise demercado, análise da concorrência, análise do meio envolvente, análise SWOT, posicionamento, marketing mix, plano de acções a implementar, orçamentos, estrutura de implementação e controlo e factores críticos de sucesso.

2

Análise do Mercado
A gama de produtos da RenovaGreen (produtos de higiene e limpeza 100% reciclados, bio degradáveis e não tóxicos, e com certificação ecológica) incluipapelhigiénico, lenços, guardanapos e rolos de cozinha. Os produtos RenovaGreen resultam “da nossa floresta urbana: papel recolhido em arquivos de escritório e sortidos de papel velho”. O próprio processo de fabrico do papel permite uma poupança de energia e no consumo de água, que é retirada do Rio Almonda, contribuindo assim para menores impactos ambientais. Também os componentes dos produtos(embalagem, plásticos) são obtidos de matéria-prima reciclável e os fornecedores são oriundos de um raio de 400 km, permitindo dessa forma menores custos de transporte e menos veículos a emitirem gases poluentes.

Cada ano a população portuguesa gasta mais de 138,8 milhões de Euros em produtos de papel “tissue” o que equivale, aproximadamente, a 335 milhões de rolos de Papel Higiénico, 52,4 milhões deRolos de Cozinha, 68,4 milhões de pacotes de Lenços, 1,9 milhões de caixas de Faciais e 32 milhões de pacotes de Guardanapos. O mercado da RenovaGreen é um mercado bastante grande e em crescimento pois estes produtos são indispensáveis para uso diário de quem vive em sociedade. Além disso, hoje em dia grande parte da população preocupa-se com questões ambientais, preferindo os produtosecológicos. Neste mercado a oferta é amplamente superior á procura. Assim sendo a marca encontra-se já em vários países europeus. Com o intuito de satisfazer todos os consumidores a Renova segmentou os seus produtos de higiene e limpeza. Criou os produtos de valor acrescentado, vocacionados para pessoas sensíveis à decoração e ao design. A estratégia passou por fazer do papel higiénico um objecto estéticodando cores aos seus produtos. Alguns dos seus principais clientes são Hotéis e lojas de decoração e design. Quanto à Renova Green, estes produtos possuem um preço relativamente baixo e são vocacionados para pessoas sensíveis aos problemas ambientais do nosso planeta. Estes produtos são 100% reciclados e assim não há derrubamento de árvores, protegendo o...
tracking img