Swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE SWOT

ARTHUR ALEXIS ALVES DA SILVA
HILBERTO MULLER SCHNEIDER
LEANDRO FIAMONCINI FAGUNDES
MICHELE CAMILA GREUEL
PEDRO HENRIQUE DE MELO BRAGA
VANESSA RIGHEZ BASTOS

BLUMENAU
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2 ANÁLISE ESTRATÉGICA 4
2.1 ANÁLISE SWOT 5
2.1.1Diretrizes para uma análise SWOT 8
2.1.2 Principais benefícios da análise SWOT 9
2.2 OBJETIVOS E METAS 10
2.3 DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA 10
REFERÊNCIAS 12




1. INTRODUÇÃO

A Análise SWOT é uma ferramenta que constitui um modelo de análise para desenvolver a estratégia de marketing da organização.
Sua utilização



2 ANÁLISE ESTRATÉGICA

De acordo com Serra (2003, p. 5)“estratégia empresarial é o conjunto de meios que uma organização utiliza para alnçar seus objetivos. Tal processo envolve as decisões que definem os produtos e os serviços para determiandos clientes e mercados e a posição da empresa em relação aos seus concorrentes”.
A análise estratégica é utilizada para definir, verificar e analisar a melhor forma de implantar uma plano de ações para alcançar osobjetivos. Em uma empresa, a análise estratégica deve possuir racionalidade e subjetividade, para auxiliar o empresário a entender melhor a situação atual do seu negócio e quais melhores alternativas para atingir suas metas.
Segundo Dornelas (2001), o processo de planejamento estratégico do negócio auxilia nesta análise. O processo inicia-se pela definição do visão e missão da empresa, em seguidatem-se uma análise de ambientes externo (oportunidade e ameaças) e interno (força e fraquezas), e depois ocorre a definição de objetivos e metas. Abaixo representação.

Figura 01: Processo de planejamento estratégico do negócio (adap. por Kotler, 1998)

Fonte: Dorlenas, 2001, p. 154.
No plano de negócio é necessário dar muita atenção a análise de ambientes externo e interno, pois é nestecontexto que estão os riscos, oportunidades, pontos fracos e fortes da empresa (DORNELAS, 2001).
Dornelas (2001) ainda afirma, que apenas após da análise criteriosa dos ambientes é que se pode estabelecer objetivos e metas. Dornelas também comenta que definição da visão caracteriza-se como onde a empresa quer chegar, como ela quer ser vista. Já a missão reflete o motivo da existência da empresa.No que se refere ao estabelecimento dos objetivos e metas é necessário compreender o ambiente em que a empresa esta inserido, novamente interno e externo. Dornelas (2001, p.155) diz que
Essa análise é um dos pontos mais importantes do plano de negócios, pois mostrará se a empresa está preparada para seguir em frente, os desafios que se apresentam e os riscos que correrá, com seus executivosestando cientes de tudo. Se o empreendedor não conhece os ricos que envolvem seu negócio, é sinal de que ele não está totalmente preparado para as adversidades futuras.

Diante deste fato, a análise estratégica apresenta a análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) como ferramenta para análie dos ambientes.

2.1 ANÁLISE SWOT

Aanálise SWOT gera dados e informações para o desenvolvimento do planejamento da empresa. Assim Ferrel e Hartline (2005, p. 82) definem:
A análise SWOT abrange tanto o ambiente interno quanto externo da empresa. Internamente, o modelo refere-se às forças e fraquezas da empresa em dimensões fundamentais, tais como desempenho e recursos financeiros, recursos humanos, instalações e capacidade deprodução, participação no mercado, percepções do consumidor, qualidade do produto, disponibilidade do produto e comunicação organizacional. A avaliação do ambiente externo organiza as informações sobre o mercado (consumidores e concorrência), condições econômicas, tendências sociais, econômica e regulamentos governamentais.

Segundo Serra (2003, p. 86), a função principal da análise SWOT é...
tracking img