Swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Capa: delete esta informação antes de imprimir.

Análise SWOT

"Concentre-se nos seus Pontos Fortes, reconheça as suas Fraquezas, agarre as Oportunidades e proteja-se das Ameaças." (Sun Tzu, 500 a.C.)."



2 - INDICE
O índice ficará a cargo do colega que for imprimir.

3 - INTRODUÇÃO
A análise de SWOT nada mais é que uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou deambiente) e é utilizada como base de uma gestão ou planejamento estratégico de uma organização.
O termo SWOT é um anagrama sendo Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Strengths - Pontos Fortes - Vantagens internas da organização em relação às empresas concorrentes.
Pontos Fracos - Desvantagens internas da organização em relação àsorganizações concorrentes.
Oportunidades - Aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da organização.
Ameaças - Aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da organização.
A análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
As forças e fraquezasestão quase sempre ligadas a fatores internos, pela posição atual da organização. Quando percebido um ponto forte, durante a análise SWOT, este deve ser ressaltado ao máximo e quando percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controla-lo ou pelo menos, minimizar seus efeitos. O ambiente interno está dentro do controle de seus dirigentes e é resultado das estratégias de atuação por elesdefinidas.
As oportunidades e ameaças são antecipações do futuro relacionadas a fatores externos que esta totalmente fora do controle da organização que, apesar de não poder controla-lo, deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar ameaças.
A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal uma vez por ano, mas as informações mais importantes devemser monitoradas constantemente.
Em suma, a análise do ambienteexterno é muito importante porque a empresa que perceber que o ambiente externo está mudando e que tenha agilidade para se adaptar a esta mudança aproveitará melhor as oportunidades e sofrerá menos as consequências das ameaças.
Divididas em duas partes a avaliação do ambiente externo costuma ser: Fatores Macroambientais - questõesdemográficas, econômicas, tecnologicas, políticas, sociais, culturais, legais, etc. e Fatores Microambientais - os beneficiários, suas famílias, as organizações congêneres, os principais parceiros, os potenciais parceiros, etc.
OPORTUNIDADES: correspondem ás oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da organização.
AMEAÇAS: correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças àsobrevivência da empresa
COMO TRANSFORMAR UMA AMEAÇA EM OPORTUNIDADE?
A organização tem que possuir visão estratégica para avaliar corretamente ameaças como sendo oportunidade escondidas, precisa possuir os recursos financeiros, materiais e humanos para poder executar as alterações necessárias (ex.: novo produto) e precisa reagir com rapidez porque as concorrentes podem ter visto a oportunidadelatente.
AMBIENTE INTERNO: assim como no ambiente externo, também devemos monitorar constantemente o ambiente interno, devemos fazer uma relação de quais variáveis devem ser monitoradas: capacidade de atendimento, demanda pelos serviços prestados e satisfação do público alvo com o atendimento.
FRAQUEZAS: pontos vulneráveis da organização em comparação aos mesmos pontos dos competidores atuais ouem potencial: pouca força de marca, baixo conceito junto ao mercado e custos elevados
Após a realização de uma análise SWOT, a organização pode estabelecer metas anuais: de melhorias de itens com baixo desempenho e prioritários, de atuação para aproveitamento de oportunidades e das ações importantes para evitar eventuais ameaças.
A análise SWOT é um instrumento fácil de aplicar e pode ser...
tracking img